Navegar

06/12/2022

Do petróleo à rede neural: bolsistas apresentam seminário

 

Quatro bolsistas do IMPA participam nesta quarta-feira (7) do Seminário de Avaliação do Programa de Capacitação Institucional (PCI). As apresentações começam às 13h na sala 232 e também podem ser acompanhadas pelo youtube. 

O PCI é um programa patrocinado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que oferece bolsas de fomento tecnológico para viabilizar a execução de projetos científicos e tecnológicos. As apresentações têm como objetivo compartilhar os avanços alcançados em diferentes tipos de pesquisas. 

O bolsista e pós doutor Marlon Michael López vai abordar o tema “Algoritmos e Softwares Inovadores para Cálculo de Escoamento em Reservatórios Petrolíferos”. Ele apresentará uma nova técnica desenvolvida, a partir de modelos matemáticos, capaz de solucionar problemas envolvendo o escoamento de água, óleo e dióxido de carbono supercrítico em uma dimensão espacial. O trabalho tem aplicação na otimização da extração do petróleo do pré-sal a altas pressões, por exemplo. 

“É um problema que começou a ser estudado há 40 anos. Estamos tentando alcançar expressões sobre o comportamento de fluidos, como água, óleo e gás, em um meio poroso. Antes, tínhamos softwares que geravam expressões numéricas e visualização 2D sobre esse comportamento. Agora, conseguimos visualizações em 3D.”

Leia mais: IMPA participa de seminário sobre tecnologia tridimensional
‘Ouvia histórias lendárias sobre o IMPA’, diz Adam Epstein
Carolina Araujo é eleita membro titular da ABC

Com o tema, “Representações Implícitas Neurais: MR-Net – Redes Neurais Multiresolução em Imagem”, Fábio Suim Chagas abordará um novo framework para a representação de imagens em multiresolução usando redes neurais senoidais baseadas em coordenadas. Já o bolsista Tiago Novello de Brito vai apresentar as investigações sobre o uso de redes neurais suaves na modelagem de superfícies implícitas, animação de superfícies, funções sobre superfícies e imagens. 

“Neste seminário, vamos nos concentrar na representação de superfícies através de conjuntos de níveis de redes neurais. Para isso, apresentaremos um método que explora a geometria diferencial destes conjuntos durante o treinamento da rede”, descreveu. 

Já o bolsista Marcos Vinícius Araújo Sá falará sobre “A transição de fase em modelos de percolação em ambientes aleatórios”. 

Criado em 1997, o Programa de Capacitação Institucional (PCI) tem como objetivo a implementação de subprogramas de Capacitação Institucional nas unidades de pesquisa subordinadas, vinculadas e supervisionadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.

Leia também: FAPERJ destaca projeto de impressão 3D
IMPA abre chamada para bolsista