Navegar

22/07/2024

‘Amplia o repertório’, avalia participante do Prolímpico

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Erisvaldo Lessa é professor de matemática dos Ensinos Fundamental e Médio da rede de São Paulo. Adepto aos cursos de formação do IMPA, o docente participou pela primeira vez do Prolímpico (Programa de Aperfeiçoamento de Professores Olímpicos) e gostou da experiência.

“A iniciativa é essencial e necessária para nós professores da educação básica, pois amplia o nosso repertório de questões e mobiliza os conhecimentos que, por vezes, foram adormecidos. Traz questões com um nível de abstração legal ao tempo que consegue nos colocar frente ao desafio para amenizar na hora de praticar com os estudantes, considerando que somos os mediadores e tais questões precisam estar bem claras para explicar para eles”, destaca o professor.

O Prolímpico tem como objetivo estimular a formação de docentes voltados para competições científicas de matemática e espalhar a cultura olímpica pelas salas de aula de todo o país. A 9ª edição do programa, realizada entre 15 e 19 de julho, contou com 2.064 participantes de diferentes estados. Nas duas edições realizadas neste ano, o programa somou 5.810 professores. 

Leia mais: Mentalidades Matemáticas: submissões até 22 de julho
Jornada de estudos motivada pelo exemplo da família
Na Folha, Viana vai da matemática à computação

Prolímpico 

Realizado desde 2020 pelo IMPA, o programa é dividido em quatro módulos: o nível A abrange conteúdos do 3º ao 5º ano; o nível 1 engloba professores do 6º e 7º ano; o nível 2, docentes do 8º ao 9º ano, e por fim, o nível 3 é voltado para professores do Ensino Médio. É possível se inscrever para mais de um módulo.

As aulas acontecem no Youtube do IMPA e, ao final de cada dia, os participantes devem resolver exercícios propostos através de  formulário eletrônico enviado por e-mail. Recebem certificados de participação os docentes que obtiverem pelo menos 50% da nota total das atividades. 

Neste ano, os cursos abordaram equações funcionais, desigualdades algébricas elementares, áreas, perímetro e volume, problemas de olimpíadas e outros conteúdos. Participaram da 9ª edição do Prolímpico os professores Gabriel Oliveira, Lorena Freitas, Vitoria Aparecida e Rafael Filipe. Os professores Krerley Oliveira e Samuel Barbosa são os coordenadores do programa. 

Leia também:
Inscrições abertas para o Pós-doutorado Verão 2025
Morre aos 90 anos Pedro Nowosad