Morre aos 90 anos Pedro Nowosad
Morreu nesta terça-feira (16), aos 90 anos, o pesquisador aposentado do IMPA, Pedro Nowosad, especialista em Equações Diferenciais Parciais. Natural de Porto Alegre (RS), Nowosad chegou ao IMPA em junho de 1971 e atuava nas áreas de análise funcional, modelos matemáticos econométricos e estatísticos, álgebra não-comutativa, entre outros.
No instituto, ele permaneceu por 20 anos até se aposentar, em 1991. “Seu trabalho na área de Análise Não-linear era inspirado em importantes questões das ciências aplicadas, particularmente a Física, a Biologia e a Economia”, destacou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.
Doutor pela New York University, o pesquisador foi membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e professor das universidades de São Paulo (USP) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além disso, também atuou como professor visitante nas universidades de Rochester e Wisconsin, nos Estados Unidos.
Autor dos livros Operadores Positivos e Otimização; Introdução a Análise Funcional e Funcionamento, Operação e Programação de Computadores Analógicos, Nowosad tem ainda mais de 15 artigos publicados em periódicos.
Ao longo da carreira, ele conquistou três premiações: o de professor honorário do Istituto Per La Ricerca di Base, de Monteroduni, na Itália; a bolsa Guggenheim, concedida pela Fundação Memorial John Simon Guggenheim e o Founders Day Award – New York University.
Poliglota, o pesquisador aposentado do IMPA tinha como hobby o cinema e a literatura. Ele deixa a esposa e dois filhos.