Navegar

25/01/2024

Alberto Verjovsky recebe Prêmio IMSA de Matemática

Foto: Instituto de Matemática da UNAM

Doutor pela Brown University (EUA), o pesquisador mexicano Alberto Verjovsky foi agraciado nesta quinta-feira (25) com o “IMSA Prize: Celebrating Excellence in Latin American Mathematics”, concedido pelo Instituto de Ciências Matemáticas das Américas, da Universidade de Miami. Verjovsky foi homenageado na categoria “Matemático Estabelecido”. 

Segundo a SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), o pesquisador é um dos matemáticos mais proeminentes da América Latina e um dos principais especialistas em geometria, topologia e dinâmica. “Sua tese sobre fluxos de Anosov continua sendo referência na área.”

Leia mais: Quais os limites da IA?’, questiona Beauclair em palestra
Folha: Matemática é muito mais do que uma linguagem
IMPA Tech divulga lista de classificados para a 2ª fase

Em discurso transmitido no canal do YouTube do evento, Verjovsky destacou a parceria com o IMPA durante dois anos que passou no instituto. “Recebi uma carta de Solomón Lefschetz, um dos maiores matemáticos do século 20, dizendo para me inscrever no doutorado da Brown University. Então, fiz meu doutorado na Brown University, mas terminei essencialmente no IMPA, no Brasil. Meu doutorado é na Brown, mas todos os meus trabalhos fiz no IMPA sob a direção de Jacob Palis (pesquisador emérito do IMPA e ex-diretor do Instituto) e Maurício Peixoto (um dos fundadores do IMPA).” 

O matemático comentou ainda sobre o trabalho do pesquisador do IMPA Khadim War, que, no ano passado, desenvolveu uma prova da Conjectura de Verjovsky. “Fiz uma conjectura que leva meu nome. É chamada de Conjectura de Verjovsky, que fiz há muitos anos e agora foi provada por um jovem matemático que trabalha no Brasil. Então, quando você vê no arquivo a prova da conjectura, é um grande momento. Saber que tive influência em um jovem matemático para resolver um problema e obter um bom resultado é um motivo de muito orgulho.”

Em 2021, Verjovsky já havia conquistado o Prêmio Nacional de Ciência no México. Ele também se destacou pelo compromisso com o desenvolvimento da ciência em regiões desfavorecidas, o que lhe rendeu o prêmio Spirit of Abdus Salam em 2018. 

O IMSA Prize concedeu ainda duas distinções a jovens matemáticos: à mexicana Raquel Parales e ao argentino Miguel Walsh. Raquel Parales é pesquisadora do Instituto de Matemática da Unam (México). Sua pesquisa se concentra na análise geométrica Riemanniana, abordando temas como espaços RCD (K,N), curvatura de Ricci e outros tópicos. Walsh é professor titular da Universidade de Buenos Aires (Argentina) e bolsista do Merton College, Universidade de Oxford (Reino Unido). Seu trabalho se centra nas áreas da teoria dos números e da teoria ergódica, para as quais têm feito contribuições significativas.

Carolina Araujo faz palestra no evento

O anúncio da premiação ocorreu na conferência “Mathematical Waves, Miami and Prizes”, na Universidade de Miami (EUA). O evento contou com a participação da pesquisadora do IMPA Carolina Araujo, que abordou as Variedades de Fano dentro do ramo de Geometria Algébrica. Na apresentação, ela examinou a teoria definida em termos de Positividades dos Caracteres Superiores de Chern. 

“Estou muito feliz de participar deste evento de celebração da matemática desenvolvida na América Latina. Eu me sinto muito honrada de poder falar sobre a minha pesquisa junto a nomes tão importantes da matemática mundial”, disse.

Leia também: Mais de 2.500 professores participam do PAPMEM
IMPA tem nove eventos confirmados em 2024