Navegar

Computação Gráfica: Imagem

Computação Gráfica: Imagem
Autor(es) : Luiz Velho e Jonas Gomes
Páginas : 373
Publicação : IMPA, 2002
ISBN: 978-85-244-0088-9
1ª edição

O livro aborda aspetcos da área de processamento de imagens relacionados com Computação Grafica. Desse ponto de vista, ele não segue o conteúdo tradicional dos livros na área de processamento de imagens.

A abordagem do livro é bastante conceitual, com base nos modelos matemáticos utilizados. No entanto, a exposição dos modelos é feita de forma simples e intuitiva. O livro atende, desse modo, tanto a um público com formação matemáitica quanto a um público com formação em computação.

Este livro foi traduzido para a língua inglesa e publicado pela Springer-Verlag : “Image Processing for Computer Graphics”.

Descrição

Ele se destaca dos outros livros desta área por abordar aspectos do Processamento de Imagens relacionados com a Computação Gráfica. Desta forma, além dos tópicos básicos, ele cobre alguns tópicos que não têm recebido atenção nos diversos textos existentes sobre o assunto. Com efeito, uma análise superficial dos diversos livros sobre processamento de imagens, mostra que eles não abordam o estudo de cor com a devida abrangência; não estudam o problema de reconstrução de imagens ; não consideram os filtros de deformação de imagens (“warping”); não incluem um estudo detalhado dos filtros de meio-tom digital (“dithering”), que são de extrema importância na indústria de editoração eletrônica; e por fim, não discutem o problema de composição de imagens , que é uma das operações fundamentais na produção de efeitos especiais na indústria de cinema e televisão.

Outro aspecto distinto do livro diz respeito à exposição do seu conteúdo. A abordagem é conceitual, com ênfase na compreensão dos modelos matemáticos utilizados. No entanto, a exposição desses modelos é feita de maneira simples e intuitiva. O livro atende, assim, tanto a um público com uma formação matemática quanto a um público com formação em computação.

Além disso, o livro trata de maneira balanceada dos problemas teóricos e práticos do Processamento de Imagens. Este enfoque, aliado a uma lista abrangente de referências comentadas, e a um extenso índice, torna o livro apropriado para ser utilizado como livro texto ou como livro de referência.

Conteúdo

Capítulo 01. Introdução
Capítulo 02. Teoria de Sinais
Capítulo 03. Fundamentos de Cor
Capítulo 04. Sistemas de Cor
Capítulo 05. Imagem Digital
Capítulo 06. Operações com Imagens
Capítulo 07. Dithering
Capítulo 08. Combinação de Imagens
Capítulo 09. Warping e Morphing
Capítulo 10. Dispositivos Graficos
Capítulo 11. Sistemas de Imagem

Apêndice. Radiometria e Fotometria

Autores

Luiz Velho

É pesquisador do IMPA. Cursou bacharelado na ESDI – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado no MIT – Media Laboratory e doutorado em Ciência da Computação na Universidade de Toronto. Foi professor visitante do Courant Institute of Mathematical Sciences e pesquisador do NationalFilm Board do Canadá. Trabalhou na Fantastic Animation Machine, em Nova York e na Globo Computação Gráfica, onde desenvolveu sistemas gráficos. Seus interesses incluem fundamentos da computação gráfica, modelagem geométrica, visualização e animação.

 

Jonas Gomes

Graduou-se em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba e fez mestrado e doutorado no IMPA, onde é pesquisador desde 1989. No IMPA, criou o Projeto Visgraf, que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento na área de computação gráfica. Antewriormente, trabalhou na Globo Computação Gráfica. Seus interesses em pesquisa incluem fundamentos matemáticos da computação gráfica, modelagem, visualização e animação e multimídia. Nas horas vagas, seus hobbies prediletos são escrever artigos de divulgação científica e jogar tênis