Navegar

14/06/2021

Valor repercute live sobre olimpíadas com Landim e Gugu

Crédito: Leo Pinheiro/Valor Econômico

O jornal Valor Econômico repercutiu os principais pontos abordados na live sobre olimpíadas brasileiras de matemática em matérias publicadas na sexta (11) e segunda-feira (14). A “Live do Valor” foi transmitida no YouTube do jornal e contou com a participação do diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), Claudio Landim, o do pesquisador do IMPA e coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) Carlos Gustavo Moreira (Gugu). O debate foi mediado pelo coordenador digital do Valor no Rio, Rafael Rosas.

Uma das matérias destaca a fala de Gugu, apontando que a OBMEP tem o objetivo de descobrir e estimular talentos desde cedo para a pesquisa científica e tornar o ensino da matemática “mais criativo e interessante”. Claudio Landim falou do “esquema de logística impressionante” da olimpíada, que custa menos de R$ 3 por aluno.

Com um orçamento de cerca de R$ 35 milhões ao ano, a competição atinge 20 milhões de alunos de escolas públicas por edição. O número é mais que o triplo de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Leia mais: Letícia Mattos defende tese sobre combinatória
Landim: ‘Não basta identificar jovens talentos, mas formá-los’
PAPMEM está com inscrições abertas até 18 de julho

O jornal destacou a preocupação do coordenador-geral da OBM com a baixa participação de meninas na competição. “Preocupa-nos muito isso, é um fenômeno que gostaríamos de entender melhor… É uma preocupação global, da comunidade internacional da matemática. É muito menor do que deveria ser”, declarou. Para mitigar a situação, medidas como a criação do Torneio Meninas da Matemática, dirigida às alunas a partir do 8º ano até o último ano do Ensino Médio, visam a estimular a participação feminina nas competições.

Além disso, o jornal destacou que o IMPA estuda formas de admitir, no futuro, alunos de “homeschooling” na OBMEP. Segundo Landim, uma das possibilidades é que o aluno que tenha passado pelo aprendizado domiciliar e queira se inscrever se vincule a uma escola para participar do evento, já que as instituições de ensino são hoje responsáveis pela aplicação e envio dos testes. 

A live está disponível na íntegra no canal de YouTube do Valor Econômico:

Leia também: Na Folha, Marcelo Viana fala dos pioneiros da previsão do tempo
Expansão do IMPA é tema de artigo de Landim no Globo