Navegar

11/05/2023

Carolina Araujo é diplomada como membro titular da ABC

 

A pesquisadora do IMPA Carolina Araujo foi diplomada, na noite desta quarta-feira (11), como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A cerimônia ocorreu durante a Sessão Solene da Reunião Magna da ABC, na Escola Naval, no Rio de Janeiro. Aplaudida, Carolina recebeu o diploma da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. 

“É uma grande honra, uma grande alegria, estou muito emocionada. É um momento muito importante da minha vida e da carreira, uma noite muito especial. Espero poder contribuir, de fato, para a ABC e para a ciência brasileira”, afirmou a pesquisadora.

Leia mais: Plantio de 5.529 mudas no novo campus do IMPA completa 1 ano
Na Folha, Viana fala sobre a obra Moby Dick e a matemática
Imprensa destaca avanço do IMPA em Teorema de Ramsey

Os membros titulares da ABC são cientistas com destacada atuação profissional. Atualmente, o quadro da instituição conta com 188 mulheres. Ao todo, 18 pesquisadores do IMPA integram a ABC.

Presente no evento, o diretor-geral do IMPA e membro da Academia, Marcelo Viana, destacou a importância da eleição. “É uma enorme satisfação e um orgulho ver nossa pesquisadora Carolina Araujo sendo distinguida no mais alto nível da comunidade científica brasileira com eleição para nossa Academia de Ciências, uma distinção que faz justiça a trajetória da Carolina e que honra o IMPA.”

Pesquisadora do instituto desde 2006, Carolina é especialista em geometria algébrica complexa e foi laureada com premiações por sua contribuição para a área, sendo a primeira brasileira a receber o Prêmio Ramanujan Prize (2020).

Ganhadora do Prêmio L’Oréal para Mulheres na Ciência (2008), a carioca possui graduação em matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e doutorado em Princeton, Nova Jersey (EUA). Sua trajetória acadêmica lhe rendeu honrarias como o Liftoff Fellow, do Clay Mathematics Institute (2004) e o ICTP Simons Associateship (2015-2020).

A pesquisadora possui ainda forte atuação na discussão de gênero na matemática, que historicamente tem baixa representatividade feminina. Ela integrou o comitê organizador do World Meeting for Women in Mathematics (WM)², evento satélite do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), realizado no Rio de Janeiro em 2018. Também coordenou a comissão organizadora do primeiro Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas, no IMPA, e participou de uma mesa redonda na segunda edição do evento.

No evento, a presidente da ABC, Helena Nader, destacou a importância do trabalho da academia. “Estamos orgulhosos de tê-los como parte da ABC, de podermos contar com vocês [pesquisadores diplomados] para continuar a mostrar o valor da ciência nas resposta aos desafios da sociedade contemporânea.” 

Sessão Solene da Reunião Magna da ABC

O Prêmio Almirante Álvaro Alberto, uma parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) com a Marinha do Brasil, também foi entregue durante a Reunião Magna. Neste ano, o vencedor foi o epidemiologista Cesar Gomes Victora, membro titular da ABC desde 2006. Trata-se de um dos maiores reconhecimentos a pesquisadores e pesquisadoras do país, sendo concedido anualmente.

Cesar possui mais de 700 publicações científicas, tendo entre seus principais trabalhos a descoberta da importância do aleitamento materno exclusivo para a saúde da criança e a construção de curvas de crescimento infantil, que foram adotadas em mais de 140 países nas últimas décadas. O professor emérito da Universidade Federal de Pelotas integra o Conselho Científico da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde o ano passado e é um dos líderes do Centro Internacional de Equidade em Saúde (International Center for Equity in Health).

Leia também: IMPA Portas Abertas acontece em 13 de junho e 20 de setembro
Meninas Olímpicas do IMPA participam de atividades lúdicas