Navegar

17/03/2022

Matemáticos são essenciais para desafios atuais, Unesco aponta

Crédito: preply.com

Um estudo da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) divulgado em 14 de março para celebrar o Dia Internacional da Matemática ressalta que os profissionais dessa área são essenciais para solucionar desafios complexos da atualidade. O documento “Matemática para Ação” destaca, por exemplo, a atuação dos matemáticos no combate à Covid-19, na prevenção dos impactos das catástrofes climáticas e na luta contra a pobreza. Elaborado por 32 matemáticos e pensadores de todo mundo, o relatório é dividido em três tópicos: “histórias de sucesso”, “matemática que esclarece” e “grandes desafios e oportunidades para a matemática”. 

A expressão “achatar a curva” da transmissão da Covid-19 é apenas um dos casos em que termos matemáticos foram popularizados durante a pandemia. O “Rt”, que trata da transmissibilidade do vírus, e a “imunidade de rebanho” por meio da vacinação em massa são outros conceitos introduzidos no vocabulário da população. Segundo a Unesco, a familiaridade da sociedade com estes termos ajuda a combater a hesitação da população sobre a vacinação. Além disso, na prática, as ferramentas geram informações essenciais para o desenvolvimento de imunizantes mais eficientes. 

Leia mais: ‘Clima colaborativo’ marca a pós do IMPA, destacam alunos
Centro Pi abre chamada para bolsa de pós-doutorado
Últimos dias para inscrição na 17ª OBMEP

O estudo fala ainda da importância dos cálculos matemáticos durante eventos extremos do clima. Em um contexto no qual 41% da população global vive sob risco de enchentes causadas por ciclones tropicais, novas fórmulas e algoritmos conseguem prever o trajeto de um ciclone com até uma semana de antecedência, o que antes só era possível menos de dois dias antes. 

A Unesco faz ainda um alerta: pode não haver matemáticos suficientes para um mundo tão complexo. O documento recomenda que os governos tenham pelo menos um profissional da área na equipe de conselheiros científicos, mas a falta de profissionais qualificados é uma ameaça para o treinamento de um número suficiente de matemáticos e cientistas que sejam capazes de solucionar os desafios do mundo contemporâneo. 

O relatório está disponível na íntegra neste link.

Leia também: Dois anos depois, alunos voltam a frequentar aulas no IMPA
Festival da Matemática abre inscrições no dia 15/03