Navegar

15/03/2022

Últimos dias para inscrição na 17ª OBMEP

As inscrições para a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) terminam na próxima quinta-feira (17). A maior competição científica do país reúne anualmente cerca de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Para participar, as escolas públicas e privadas de todo o país precisam preencher um formulário disponível no site da OBMEP. As inscrições são feitas exclusivamente pelos representantes das escolas. Acesse aqui o regulamento para conferir prazos, datas e regras.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a olimpíada é dividida em duas fases, sendo a primeira composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda por uma prova discursiva de 6 questões. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

Leia mais: Festival da Matemática abre inscrições no dia 15/03
Dia Internacional da Matemática é nesta segunda-feira (14)
Dois anos depois, alunos voltam a frequentar aulas no IMPA

A 1ª fase da OBMEP será realizada em 7 de junho e os classificados para a próxima etapa serão divulgados em 2 de agosto. Em 8 de outubro, serão aplicadas as provas da 2ª fase da competição, e o resultado final da premiação será anunciado em 20 de dezembro.

A 16ª OBMEP contou com 17,7 milhões de participantes e atingiu um número recorde de municípios, alcançando 99,84% das cidades brasileiras. Luccas de Souza Mendes, 13 anos, foi medalhista de ouro na última edição e logo na sua estreia em uma OBMEP. “A olimpíada me tirou da zona de conforto ao testar o raciocínio e criatividade de uma forma inédita”, resume o aluno morador de Boca do Acre, no interior do Amazonas.

Já a estudante do Rio de Janeiro Giovanna Gualberto de Melo, 14 anos, comemorou seu segundo ouro na olimpíada. “Ser medalhista dá uma certa bagagem para o futuro, porque isso mostra que, desde pequena, venho me esforçando e me dedicando aos estudos”, comenta. Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

A competição contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentos na disciplina e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a iniciativa visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade

Leia também: Pós-graduação do IMPA será tema de live na terça-feira (15)
IMPA seleciona profissional para vaga de analista administrativo