Navegar

15/08/2022

Tese de Letícia Mattos vence Prêmio CAPES

A tese de doutorado da matemática Letícia Dias Mattos, orientada pelo pesquisador Robert Morris e defendida no IMPA em 2021, foi eleita a vencedora do Prêmio CAPES de Tese 2022 na área de Matemática / Probabilidade e Estatística. A 17ª edição da premiação tem o objetivo de reconhecer os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em cada área de conhecimento reconhecida pela fundação.

Com o título “Propriedades Combinatoriais de Grafos e Matrizes Aleatórios”, o trabalho já tinha conquistado menção honrosa no Prêmio Gutierrez 2022 e foi escolhido pelo IMPA como melhor tese de 2021 para concorrer ao Prêmio CAPES. Em sua tese, Letícia estudou dois dos principais objetos em combinatória probabilística: matrizes aleatórias e grafos aleatórios.

Leia mais: Obra expressa complexidade e beleza da Faixa de Moebius
Étienne Ghys lança “Um passeio matemático singular”
Matemática diz ter encontrado a “fórmula do bom-humor”

Ao anunciar que a matemática foi uma das vencedoras, a CAPES destacou que “sua contribuição certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação stricto sensu e do conhecimento científico de qualidade no Brasil”. Ela vai receber uma bolsa de até um ano para pós-doutorado em instituição nacional, certificado e medalha. Já o orientador Robert Morris vai ganhar um prêmio no valor de até R$ 3 mil, além de certificado.

Agora, o trabalho de Letícia Mattos e as demais teses premiadas nesta etapa vão concorrer ao Grande Prêmio Capes de Tese, que vai escolher três trabalhos, um de cada conjunto de grandes áreas. O primeiro conjunto engloba ciências biológicas, ciências da saúde e ciências agrárias; o segundo, engenharias e ciências exatas e da terra; e o terceiro, as áreas de ciências humanas, linguística, letras, artes e ciências sociais aplicadas e a área de ensino de ciências.

Caso vença o Grande Prêmio, a matemática terá direito a uma bolsa de pós-doutorado em uma instituição internacional por até 12 meses, além de certificado e troféu, enquanto Morris receberá uma premiação de R$ 9 mil para participar de congresso internacional e certificado de premiação.

Leia também: Na Folha, Viana fala do ‘mais matemático dos estilistas’
IMPA 70 anos: Biênio contribuiu para divulgação matemática