Navegar

11/08/2022

Obra expressa complexidade e beleza da Faixa de Moebius

Escultor Valin Branco

Ao falar sobre o IMPA, logo vem à cabeça a famosa Faixa de Moebius. Além de ilustrar a logo do instituto, o objeto está representado em uma enorme escultura de bronze, localizada no 2º piso do edifício, em frente ao auditório Ricardo Mañé. O local é um dos mais fotografados do campus e se tornou ponto de encontro de estudantes e pesquisadores.

Mas o que muita gente não sabe é que o IMPA tem outra escultura representando a Faixa de Moebius. A bela peça de arte em madeira é formada por oito partes que se movem, tomando novas formas. A obra, que está exposta na diretoria, foi criada pelo artista mineiro Valin Branco. 

Escultura na diretoria

Leia mais: Étienne Ghys lança “Um passeio matemático singular”
Na Folha, Viana fala do ‘mais matemático dos estilistas’
Matemática diz ter encontrado a “fórmula do bom-humor”

“Eu gosto de escultura em madeira desde minha adolescência. Comecei fazendo esculturas figurativas, aos poucos passei para o surrealismo até chegar nas abstratas. Tive uma fase em que comecei a fazer variações da forma do infinito, e pessoas ligadas à psicanálise lacaniana me falaram da banda de möbius. Quando fui pesquisar, vi que a origem era matemática e que vários artistas haviam explorado esta forma”, diz ele. 

Várias formas da escultura

A Faixa de Moebius é um tipo especial de superfície, que fascina matemáticos, artistas e engenheiros por ter um só lado, desafiando as leis da física. Ela foi criada pelo matemático e astrônomo alemão August Ferdinand Möbius, em 1858. A forma foi escolhida como logo do IMPA durante a gestão do ex-diretor Lindolpho de Carvalho Dias.

“Para mim, a Curva Moebius, como eu a chamo, significa a descoberta de um universo paralelo, onde eu posso aplicar sua superfície em qualquer forma, ampliando a possibilidade de criação. Eu entendo as variações da Curva de Moebius como o Multiverso, que são os cortes em sua superfície que viram elos. Para mim, ela é filosófica!”, afirma o escultor.

Informações sobre o trabalho e sobre as obras de Valin Branco estão disponíveis no site.

Leia também: Veja o gabarito da primeira fase da 17ª OBMEP
IMPA 70 anos: Biênio contribuiu para divulgação matemática