Navegar

09/08/2022

Matemática diz ter encontrado a “fórmula do bom-humor”

Foto: Pexels

Para quem sofre com a insônia, o hábito de calcular mentalmente quantas horas ainda sobram para dormir pode ser comum. Mas para a pesquisadora britânica Anne-Marie Imafidon, a matemática cumpre papel ainda maior no planejamento do sono. A matemática afirma ter encontrado a fórmula perfeita para o bom-humor, que inclui acordar cedo e uma série de dicas para começar o dia bem.

A fórmula foi desenvolvida com base em uma pesquisa sobre hábitos e rotina matinal, que ouviu 2.000 pessoas no Reino Unido. O estudo determinou que o melhor horário para acordar é as 6h44 da manhã, o que deve ser seguido de alguns minutos para descansar e espreguiçar até 7h12, horário ideal para sair da cama. O segundo passo é fazer 21 minutos de exercício, depois passar 10 minutos no banho e outros 18 tomando o café da manhã.

Leia mais: Veja o gabarito da primeira fase da 17ª OBMEP
IMPA 70 anos: Biênio contribuiu para divulgação matemática
Lista preliminar de classificados para 2ª fase da OBMEP publicada

Para Anne-Marie, apesar dos horários sugeridos serem ideais, é possível ajustá-los para as diferentes rotinas de vida. Entretanto uma questão é inegociável: para conseguir manter o bom-humor, é necessário um sono de, pelo menos, oito horas. 

“Nem todo mundo tem a mesma rotina, mas uma combinação de diferentes elementos deve ser a chave para sair da cama do lado certo. É interessante ver como diferentes fatores em nossa rotina matinal podem nos preparar para o resto do dia”, disse a matemática.

A pesquisadora montou uma fórmula que calcula quanto tempo as pessoas devem passar em tarefas como tomar banho, comer, se exercitar e cumprir outras atividades com base em quanto tempo dormem e permanecem na cama.

A primeira parte da fórmula (z) engloba o total de minutos gastos no banho (b) e fazendo exercícios (e), somado ao dobro de minutos gastos comendo pela manhã (2c). O resultado é então dividido pela diferença entre oito horas (tempo recomendado para dormir) e o tempo real gasto dormindo (d), depois multiplicado pelas horas a mais longe das 7h12 que a pessoa sai da cama (y).

Por fim, são adicionados os minutos gastos em atividades de “preparação para a rotina”, como leitura ou meditação (r). A pesquisadora afirma que o resultado deve ser maior do que 37 para “ter um bom dia”.

Se colocarmos em formato de fórmula, temos z = (((b + e + 2c) / (8h – d)) x (y-7h12)) + r

Se z > 37, então a pessoa terá um bom dia.

Por exemplo, digamos que você tem uma noite de 7 horas e 15 minutos de sono, levanta da cama às 7h50, leva 15 minutos no banho, faz 20 minutos de exercício e passa 18 minutos no café da manhã. Além disso, investe 35 minutos na preparação para o dia com uma leitura.

Sua fórmula ficaria assim: z = (((15 + 20 + 2×18) / (8h – 7h15)) x (7h50-7h12)) + 35; então z = 35,0415, ou seja, você provavelmente não terá um bom dia.

Fonte: Jornal O Globo

Leia também: Na Folha: Lições das pontes de Königsberg servem à internet
Palestras e painéis do ICM 2022 estão disponíveis para o público