Navegar

10/08/2022

Étienne Ghys lança 'Um passeio matemático singular'

Já está disponível para aquisição o novo livro do pesquisador honorário do IMPA Étienne Ghys, “Um passeio matemático singular”. A versão em português do livro foi lançada pela editora do IMPA e está à venda com exclusividade pela Sociedade Brasileira de Matemática. A obra surgiu de uma aula de verão que Ghys ministrou no IMPA e passa por assuntos como álgebra, topologia, geometria, análise complexa, combinatória e ciência da computação. Segundo o próprio autor, o livro não é uma introdução elementar à teoria das singularidades, nem um tratado especializado contendo muitos novos teoremas. O objetivo é convidar o leitor a um passeio matemático. 

Étienne Ghys tem um longo histórico de colaboração com o IMPA, desde 1978, quando ele esteve no Brasil pela primeira vez através de um acordo de cooperação científica, uma alternativa na França ao serviço militar. Ao longo destes mais de 40 anos, o matemático voltou diversas vezes ao país para realizar projetos e participar de eventos. Além da sua contribuição para a pesquisa matemática, ele também se destaca por seu trabalho em divulgação científica, reconhecido pelo prêmio de Disseminação do Conhecimento Matemático do Instituto Clay.

Leia mais: Matemática diz ter encontrado a “fórmula do bom-humor”
Na Folha, Viana fala do ‘mais matemático dos estilistas’
IMPA 70 anos: Biênio contribuiu para divulgação matemática

“A verdade é que já assisti a muitas palestras sem entender nada. E chegou um dia que fiquei cansado disso: “Não é possível continuar assim, eu quero entender!” Por isso tentei pouco a pouco dar palestras que as pessoas pudessem entender. Inicialmente, era para que os meus alunos pudessem entender. Depois, para meus colegas. E, por fim, para todos”, disse ele, em entrevista ao IMPA. 

Ghys é diretor de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e secretário perpétuo da Academia de Ciências, na França. Ele foi palestrante do Congresso Internacional de Matemáticos em 1990, 2006, 2014 e 2018, além de ser o primeiro a receber o prêmio do Instituto Clay. O pesquisador é também coautor de dois filmes matemáticos de computação gráfica: “Dimensions” e “Chaos”.

Leia também: Veja o gabarito da primeira fase da 17ª OBMEP
Palestras e painéis do ICM 2022 estão disponíveis para o público