Navegar

22/12/2020

Confira lista de séries e filmes que envolvem a matemática

Nunca precisamos passar tanto tempo conectados quanto em 2020. Trabalhar, estudar, ir às compras ou até mesmo para encontrar amigos. Praticamente tudo passou a acontecer on-line, em frente ao computador ou nos celulares. Para relaxar no fim de ano, não será diferente: também vamos apostar nas telas conectadas. Se você costuma perder horas navegando por catálogos dos streamings, não se preocupe! Separamos uma lista com 7 dicas de séries e filmes que falam de matemática, ciência e tecnologia disponíveis nas plataformas digitais. Confira! 

Leia mais: Em live, Viana lembra de inspirações para ser professor
Al-Khwarizmi, o homem que simplificou a multiplicação
Verão no IMPA pode ser porta de entrada para matemática

O Dilema das Redes 

Você pode até não ter assistido o documentário, mas certamente ouviu falar sobre ele. “O Dilema das Redes” foi lançado em fevereiro em um festival nos Estados Unidos, mas ficou sob os holofotes meses mais tarde, depois de entrar na Netflix, justamente quando nos vimos mais conectados do que nunca em meio à pandemia do coronavírus. Com depoimentos de ex-executivos das principais empresas do Vale do Silício e acadêmicos, a trama aborda o vício e os impactos negativos das redes sociais sobre pessoas e comunidades, atingidas por estratégias desenvolvidas para manipular emoções e manter os usuários cada vez mais conectados. 

Pessoa de Interesse (Person of Interest)

Exibida originalmente entre 2011 e 2016, a série ganhou fôlego depois de chegar ao streaming neste ano. E é uma excelente pedida para os amantes da inteligência artificial. A história fala sobre John Reese, um ex-agente da CIA supostamente morto, que se junta a um misterioso bilionário para prever crimes violentos. Reese aproveita do seu vasto conhecimento em operações secretas, enquanto seu aliado, um gênio de software, elabora um programa chamado de “A Máquina”, capaz de identificar pessoas que se envolverão em crimes. A série está disponível no Globoplay

Gambito da Rainha

Misture um pouco de lógica, raciocínio, estratégia e… xeque-mate! A série sucesso de audiência na Netflix e que fez disparar a procura no Google por informações sobre jogos de xadrez é baseada no romance de mesmo nome de Walter Tevis. O tabuleiro, a disposição das peças, processos estatísticos: são muitas referências ao universo matemático em “O Gambito da Rainha”. Ambientada nos anos 1950, a trama conta a história da órfã Beth Harmon, que passa a lutar contra o vício para se tornar a número 1 do mundo no jogo de tabuleiro. A história mostra também os desafios que a jovem enfrenta para entrar no mundo do xadrez, até então praticamente masculino.

Explicando 

Até onde vai a sua curiosidade? Se você é daqueles que não pára de pensar em questões que vão desde a origem de piratas, possíveis próximas pandemias e, por que não, no funcionamento do mercado financeiro, essa série é para você. A série da Netflix “Explicando”, como o título já antecipa, está dividida em duas temporadas dedicadas a quem quer entender um pouco de tudo, a partir de quem entende do assunto. Aos fãs da matemática, nosso pequeno spoiler: vale pular direto para os episódios 13, 14 e 16 da primeira temporada, e emendar com o quarto e sexto, da temporada seguinte. Boa maratona! 

Magos do Cubo

O documentário mostra a amizade do australiano Feliks Zemdegs com o americano Max Park na corrida contra o relógio. O que eles têm em comum? Ambos são campeões de speed cubing, esporte em que crianças e adolescentes tentam correr contra o tempo para resolver um cubo mágico. A prática envolve cálculo, estratégia, velocidade e até mesmo algoritmos, mais precisamente 300 deles para mover as peças de uma face a outra do cubo. 

A Era dos Dados: A Ciência Por Trás de Tudo

Tudo está muito mais interligado do que podemos imaginar. E na série disponível na Netflix quem nos mostra o caminho de investigação é o jornalista científico Latif Nasser. Com seis episódios, Nasser nos mostra que as nuvens do céu estão conectadas às nuvens que armazenam nossos dados e que há uma lei matemática que vai influenciar na escolha de nossas músicas favoritas, entre outras curiosidades. 

Mundo Mistério

A série da Netflix busca simplificar a ciência e trazer soluções para mistérios como o do Triângulo das Bermudas, além de perguntas sobre as possibilidades de viajar no tempo. Apresentada por Felipe Castanhari, os episódios querem mostrar como um futuro com superinteligências artificiais podem funcionar. 

Leia também: Em coluna na Folha de S. Paulo, Viana fala sobre a escrita maia
Research in Options mantém o ‘espírito’ da área, diz Imbuzeiro