Navegar

21/12/2020

Al-Khwarizmi, o homem que simplificou a multiplicação

Estátua de Al-Khwarizmi em Khiva, no Uzbequistão. Foto: Wikimedia Commons

Se você nunca precisou multiplicar algarismos romanos entre si, em meio aos incontáveis desafios matemáticos que já encarou, tire um momento do seu dia e agradeça a Abu Ja’far Muhammad ibn Musa al-Khwarizmi. Foi graças a Al-Khwarizmi que os intelectuais europeus souberam da existência dos numerais indo-arábicos. Os historiadores acreditam que ele tenha vindo de Khwarezm, uma região da Ásia central que agora faz parte do Turcomenistão e do Uzbequistão.

Considerado o pai da álgebra, seu trabalho foi propagado graças a Leonardo Fibonacci, matemático italiano que orientou e encorajou europeus na adoção dos numerais indo-arábicos. Feito que consta no livro “Liber Abaci” (“Livro de Cálculo)”, de Fibonacci, publicado em 1202, após estudar com um professor árabe. Na obra, há uma menção ao texto, “Modum algebre et almuchabale”, que cita Al-Khwarizmi.

Leia mais: Em coluna na Folha de S. Paulo, Viana fala sobre a escrita maia
Verão no IMPA pode ser porta de entrada para matemática
Medalhista de ouro aguarda com ansiedade próxima OBMEP

A obra de Al-Khwarizmi aborda um aspecto crucial da vida de qualquer ser humano: fazer contas baseadas em algarismos romanos seria algo extremamente trabalhoso. Imagine ter que calcular CXXIII por XI. Com base no cálculo hindu, o matemático reviveu a ideia revolucionária de representar qualquer número com apenas 10 símbolos simples. A ideia seria usá-los de 1 a 9, além do símbolo 0 para representar todos os números de um ao infinito, conforme o que já havia sido desenvolvido por matemáticos hindus,  por volta do século 6. 

Al-Khwarizmi foi um grande matemático e astrônomo, que deu ao Ocidente os números e o sistema decimal. Ele também levou seu conhecimento para a corte do califa al-Mam’un, em Bagdá. Emigrante da Pérsia oriental, aproveitava uma vida rodeada de livros e ficou conhecido pela forma ousada de pensar. 

Durante o Movimento das Traduções, que reuniu no final do século 9 trabalhos científicos de todo mundo até então conhecido, um significativo trabalho matemático grego foi traduzido para o árabe. O movimento incluía obras de Euclides, Arquimedes, Apolônio de Perga, Ptolomeu e Diofanto. Da mesma maneira, a matemática babilônica e hindu antigas, assim como as contribuições mais recentes de sábios judeus, estavam disponíveis para estudiosos islâmicos. Diferenças tradições matemáticas às quais Al-Khwarizmi tinha acesso. 

Seu trabalho tem tanta relevância para a matemática ocidental, que até mesmo seu nome deu origem à palavra “algarismo”. Em seu livro “Al-Jabr w’al-Muqabala”, é a primeira vez que a palavra “álgebra” aparece. Na publicação, o autor aponta que havia descoberto que as pessoas necessitam de três tipos de números: unidades, raízes e quadrados, e mostra como resolver equações usando métodos algébricos. Para ele, a solução não estava nos números que precisávamos descobrir, mas em um processo que pudéssemos aplicar.  

Com informações da BBC

Leia também: Research in Options mantém o ‘espírito’ da área, diz Imbuzeiro
Em conferência, Carolina Araujo celebra Ramajunan Prize 2020