Em live, Viana lembra de inspirações para ser professor
Aos 15 anos, Marcelo Viana não tinha mais dúvidas. Quando lhe perguntavam sobre qual profissão iria seguir, respondia sem medo: professor de matemática. “Minha mãe, dona Isaura, também era professora. E ficou muito surpresa com a minha escolha porque eu ainda era um adolescente”, revelou o diretor-geral do IMPA, em live com o professor de matemática Deivison Cunha, na última sexta-feira (18). A entrevista encerrou a série de transmissões “Vida de Professor”, organizada por Deivison.
Vindo de Portugal para o Rio de Janeiro, Viana acreditava que ficaria temporariamente na cidade maravilhosa para a pós-graduação e logo retornaria à “terrinha”. “Só que o plano temporário foi se prolongando. “A atividade docente vai muito além da sala de aula e, gradualmente, fui ficando. Há cinco anos, sou, ou melhor, ‘estou’ diretor-geral do IMPA.”
Leia mais: Al-Khwarizmi, o homem que simplificou a multiplicação
Em coluna na Folha de S. Paulo, Viana fala sobre a escrita maia
Verão no IMPA pode ser porta de entrada para matemática
Durante a transmissão, Viana destacou projetos do IMPA que vêm contribuindo para a popularização da matemática no Brasil, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM). “O programa foi a primeira experiência do IMPA com a educação básica e nós organizamos a OBMEP desde 2005. A competição é de tirar o fôlego: nos põe em contato direto com a realidade da educação básica, faz um trabalho fantástico em todo o país e nos permite ir a qualquer lugar”, afirmou.
Para os próximos anos, o diretor-geral do IMPA espera que o instituto possa absorver outras funções, sempre contribuindo para a propagação da matemática, desmistificando a ideia de “bicho papão” que se tem sobre a disciplina.
No contexto da pandemia, Viana nota que há importantes lições a serem tiradas, como a avaliação de professores e escolas que funcionaram de maneira remota. “Não é impossível levar valor até a criança de forma virtual. O momento de isolamento social nos mostrou também que o ensino remoto não substitui, mas tem seu valor, e pode ser aproveitado. Neste momento, estou me preparando para dar aulas virtuais do Curso de Verão do IMPA.”
O matemático apontou ainda que iniciativas como as de Deivison, que dedica o perfil no Instagram ao ensino da matemática, também são louváveis, principalmente neste período atípico. “Quando o professor vai para o Facebook ou Instagram para tentar suprir a carência da escola, vemos que as iniciativas podem caminhar juntas.”
Para quem quiser seguir a carreira de professor de matemática, Viana lembrou a da responsabilidade que a função exige. “O magistério é a única profissão que você pode influenciar pessoas que não são seus filhos. Se puder dar um conselho a alguém seria: tente sentir se você tem essa vocação. O dia a dia não é fácil”, dá o alerta, mas com um sorriso no rosto.
A live, na íntegra, está disponível no perfil @Prof_deivison, no Instagram. Confira!
Leia também: Research in Options mantém o ‘espírito’ da área, diz Imbuzeiro
Medalhista de ouro aguarda com ansiedade próxima OBMEP