Navegar

08/03/2023

Secretária de Ambiente e Clima do Rio visita sede do IMPA

A secretária de Ambiente e Clima do Rio de Janeiro, Tainá de Paula, visitou nesta terça-feira (7) a sede do IMPA para conversar e ter informações sobre o projeto do novo campus sustentável do instituto. Ela foi recebida pelo diretor-geral, Marcelo Viana, pelo arquiteto Vinicius Andrade e por técnicos responsáveis pela medida compensatória, já concluída, que plantou mais de 5.500 mudas de Mata Atlântica no terreno.

A equipe do instituto detalhou para a secretária as intervenções na primeira parte da obra, que têm o objetivo de dar mais segurança hídrica ao terreno e à região do Horto. Obras de drenagem, contenção e terraplanagem estão em curso, dentro do prazo previsto no projeto aprovado pelos órgão públicos.

Leia mais: Aluno do IMPA se dedica à combinatória desde a escola
Diego Guajardo conclui ciclo de oito anos no IMPA
Inscrições para 18ª OBMEP terminam em 17 de março

Os técnicos também lembraram que, por decisão do IMPA, a medida compensatória foi antecipada e realizada de maio a julho do ano passado. Ao todo, 5.529 mudas nativas da Mata Atlântica foram plantadas no terreno. Elas são monitoradas e têm manutenção constante.

O arquiteto Vinicius Andrade apresentou o histórico do projeto desde as primeiras visitas até a concessão do licenciamento. Andrade mostrou como a estrutura arquitetônica foi pensada para intervir o mínimo possível na paisagem, bem como para ter baixo impacto sobre o meio físico. Ocupando menos de 3,5% do total do terreno, a edificação foi planejada para ocupar a área de uma antiga pedreira. Os quatro pavilhões lineares são dispostos ao longo das curvas do terreno, as construções são leves e elevadas sobre pilares. O teto verde, que vai cobrir os prédios, vai integrar os pavilhões à vegetação do local.

Durante a visita, o diretor-geral do IMPA detalhou o trabalho do instituto em quatro pilares principais: pesquisa científica, formação de mestres, doutores e de professores, realização da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e parcerias com empresas e o setor público para desenvolver novas tecnologias com base na matemática. Viana explicou que a ampliação do campus tem o objetivo de expandir essas atividades e dar melhores condições de estudo e trabalho para os estudantes.

A secretária Tainá de Paula afirmou que a prefeitura entende a necessidade de ampliação do instituto, com a construção do novo campus, e destacou que a SMAC está acompanhando a obra de perto.

Leia também: IMPA desenvolve projeto de machine learning para Hurb
Jornal O Globo destaca criação da graduação IMPA Tech