Navegar

03/03/2023

IMPA desenvolve projeto de machine learning para Hurb

 

Lucas Nissenbaum, cientista de projetos (IMPA), João Pereira, pesquisador (IMPA), Roberto Beauclair, tecnologista (IMPA), Sérgio Barreto, engenheiro de Machine Learning (Hurb), Lucas Rolim, diretor de Data & Analytics (Hurb) e alunos.

 

O IMPA fechou uma parceria com a empresa Hurb, maior agência de viagens online com sede no Brasil, para desenvolver um projeto de machine learning. O objetivo é desenvolver um algoritmo capaz de melhorar o sistema de precificação de pacotes de viagens. O trabalho será realizado pelo Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA) e contará com a participação de estudantes de mestrado e doutorado do instituto.

Alunos que tenham interesse em integrar o projeto, podem se inscrever no processo seletivo até domingo (5). Serão oferecidas, aproximadamente, seis vagas, e o trabalho tem duração de 4 meses com início previsto para 13 de março. Os estudantes selecionados serão contemplados com bolsa de desenvolvimento tecnológico. Para se inscrever é necessário que o estudante tenha autorização do seu orientador. A candidatura pode ser feita aqui. 

Leia mais: Jornal O Globo destaca criação da graduação IMPA Tech
Na Folha: o enigma sobre o passeio do cavalo no tabuleiro
TV internacional destaca história de medalhistas da OBMEP

A iniciativa tem como objetivo precificar diferentes pacotes a partir da base de dados disponibilizada pela empresa. O cientista de projetos do Centro Pi, Lucas Nissenbaum, explica que o projeto visa a formação dos alunos, a produção de pesquisa acadêmica e o desenvolvimento de soluções para o Hurb.

“Um objetivo neste período de quatro meses é solucionar os desafios apresentados pela empresa. O primeiro deles é agrupar pacotes semelhantes e diferentes, o que não é tão simples quanto pode parecer, pois há destinos de praia, por exemplo, voltados para o público jovem e destinos de praia com foco em famílias. Trabalharemos também com toda a estimação da demanda a diferentes preços para, finalmente, otimizar os preços dos pacotes e analisar os valores cobrados.”

Da esquerda para direita: Sérgio Barreto, engenheiro de Machine Learning (Hurb), Lucas Nissenbaum, cientista de projetos (IMPA) e Lucas Rolim, diretor de Data & Analytics (Hurb)

A metodologia do projeto foi apresentada aos alunos nesta quarta-feira (1º) no IMPA e contou com a participação do diretor de Data & Analytics do Hurb, Lucas Rolim, e do engenheiro de Machine Learning da empresa, Sérgio Barreto. 

“Vemos que é uma oportunidade de unir o mundo acadêmico ao problema aplicado que temos e explorar as expertises do IMPA mostrando que é possível obter resultados muito bons trabalhando com a academia”, concluiu Lucas Rolim.

Processo de seleção

A seleção dos estudantes será validada pela Comissão de Projetos Tecnológicos (CPT) do IMPA e levará em consideração os seguintes critérios: histórico em disciplinas relevantes em áreas como probabilidade, machine learning, teoria da informação, microeconomia, otimização entre outras; experiência em projetos industriais; experiência em projetos acadêmicos e publicações; interesses alinhados aos objetivos do projeto e aprovação do orientador para alunos do IMPA. 

Os resultados serão divulgados entre 6 e 10 de março.

Leia também: Tese de Jennifer Sorio avalia impacto da vacina contra covid
‘Chat GPT,  fale sobre o IMPA’, pede mestrando Daniel Perazzo