Navegar

03/03/2023

Inscrições para 18ª OBMEP terminam em 17 de março

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio têm mais chance de conquistar uma medalha da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) este ano. Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a 18ª edição da olimpíada ampliou o número de prêmios. Além das 8,4 mil medalhas distribuídas a nível nacional, a competição criou uma nova modalidade, que concede outras 20,5 mil medalhas a nível regional. Instituições públicas e privadas podem se inscrever até 17 de março. Inscrições aqui.

A maior competição  científica do país reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes, de escolas públicas municipais, estaduais, federais e privadas. Este ano, a olimpíada cresceu, e distribuirá mais premiações para os alunos com bom desempenho a nível regional. 

A nível nacional, serão distribuídas 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata e 5.850 bronzes aos participantes de unidades públicas e particulares. A olimpíada também dobrou o número de medalhas para escolas privadas, com o objetivo de incentivar a participação de mais instituições. 

“A OBMEP está cheia de novidades! Espero que o número maior de medalhas seja um estímulo ao estudo da matemática em todo o país. A prova da OBMEP é uma oportunidade para os estudantes descobrirem que a disciplina é divertida. Temos alunos que passaram a se dedicar à matemática depois da prova da olimpíada”, disse Claudio Landim, diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP.

Aumento na bolsa do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC)

Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. 

Os participantes de escolas públicas recebem uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participarem do programa. O valor da bolsa concedida pelo CNPq foi reajustado este ano, com aumento de 200%.

Premiação regional distribui pelo menos 20,5 mil medalhas

Os melhores colocados de cada unidade federativa também serão premiados. A organização vai oferecer no mínimo 20,5 mil medalhas. O número será calculado de acordo com o desempenho de cada unidade federativa. A premiação regional será de responsabilidade de cada coordenação e não permite acesso ao PIC.

Como se inscrever

 A inscrição é feita pelas escolas, que devem preencher a ficha disponível no site da OBMEP, informar o código MEC/INEP e criar uma senha. No regulamento publicado no site da OBMEP, os representantes vão encontrar as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para participação.

 A olimpíada ocorre em duas fases, sendo a primeira composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda por uma prova discursiva de 6 questões. A 1ª fase da OBMEP será realizada em 30 de maio e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 7 de outubro.

 As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

 A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita em 2 de agosto e a divulgação dos premiados em 20 de dezembro.

 Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

 A OBMEP contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada busca melhorar a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

 A 17ª OBMEP contou com 18,1 milhões de participantes e atingiu 54 mil escolas, em 99,78% dos municípios brasileiros.