Navegar

07/03/2023

Aluno do IMPA se dedica à combinatória desde a escola

Foi aos 15 anos, quando cursava o Ensino Médio, que o doutorando Marcelo Soares Campos, 23 anos, começou a assistir às aulas do Curso de Verão do IMPA pelo YouTube. O interesse pelo instituto surgiu após o paulistano participar de uma atividade extracurricular na escola, que aprofundou os estudos sobre cálculos e análise combinatória – parte da matemática da qual nunca mais se separou. 

Nesta sexta-feira (10), o estudante apresenta a tese de doutorado “Matrizes Aleatórias, Combinatória Aditiva, e Geometria Convexa”, onde demonstra progressos em problemas já conhecidos nas áreas. A defesa está marcada para às 14h, no auditório I do IMPA e conta com transmissão ao vivo pelo YouTube. O aluno é orientado pelo pesquisador do instituto, Robert Morris.

“O modelo que estudo em matrizes aleatórias veio da física, dos anos 1950 e 1960, e meu trabalho se encaixa em estudar o que acontece com as matrizes aleatórias e propriedades básicas que até hoje não haviam sido entendidas, como por exemplo, a probabilidade de matriz invertível. Em combinatória aditiva abordamos problemas de contagem e lema dos containers assimétricos. Em geometria convexa, tivemos progresso na conjectura de Hadwiger, que é famosa na área”, explicou o doutorando.

Leia mais: Diego Guajardo conclui ciclo de oito anos no IMPA
Inscrições para 18ª OBMEP terminam em 17 de março
IMPA desenvolve projeto de machine learning para Hurb

Aprovado em matemática na USP (Universidade de São Paulo), Marcelo acabou se formando pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). A mudança de faculdade foi motivada pela vontade em integrar as equipes de pesquisa do IMPA durante a graduação. Devido às burocracias da transferência do curso, o estudante acabou terminando o mestrado no IMPA antes da faculdade. Depois, se dedicou à graduação ao mesmo tempo que já cursava o doutorado no instituto. 

“Eu já assistia as aulas do Robert [Morris] pelo YouTube, o que me deixava muito animado. Durante o meu terceiro ano [do Ensino Médio], frequentava um grupo de estudos de combinatória da USP, do professor Yoshi [Yoshiharu Kohayakawa] e quando terminei o terceiro ano, vim direto para o Curso Verão do IMPA, antes mesmo de começar a faculdade. Gostei demais, foi um sonho realizado. Depois, eu participei aqui de um evento grande de combinatória  e resolvi ficar para o mestrado. Fiz a transferência de faculdade, mas acabei terminando o mestrado antes da graduação.”

Filho de uma desembargadora e de um economista, Marcelo foi o primeiro na família a ingressar na matemática. Em abril, ele se despede não somente do IMPA, mas também do Brasil. O estudante já foi aprovado para o pós-doutorado na Universidade de Oxford, na Inglaterra, onde continuará a se dedicar aos problemas de combinatória. Posteriormente, ele seguirá para a Universidade de Cambridge, onde ficará por mais quatro anos.

Leia também: Jornal O Globo destaca criação da graduação IMPA Tech
Na Folha: o enigma sobre o passeio do cavalo no tabuleiro