Navegar

01/03/2023

Jornal O Globo destaca criação da graduação IMPA Tech


Em entrevista ao jornal O Globo, o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, afirmou que o projeto de graduação do instituto, o IMPA Tech, será essencial para a formação de jovens talentosos na área de ciências exatas, com previsão de impacto relevante na economia.  

Criado em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro, o curso vai compartilhar o espaço com empresas e startups no Porto Maravalley, localizado na região portuária. Nesta quarta-feira (1º), a reportagem foi destaque no caderno especial de comemoração dos 458 anos da cidade.

Leia mais: Na Folha: o enigma sobre o passeio do cavalo no tabuleiro
‘Chat GPT, fale sobre o IMPA’, pede mestrando Daniel Perazzo
TV internacional destaca história de medalhistas da OBMEP

Na matéria, Viana avaliou que o investimento na formação em matemática é uma “mina de ouro” pronta para ser explorada no país. 

“A França fez um estudo e concluiu que 18% do PIB são gerados por profissões ligadas à matemática. Portanto, não se trata de um campo teórico. Estamos sentados sobre uma mina de ouro virtual no Brasil pronta para ser explorada, mas precisamos enfrentar a carência de pessoal qualificado em matemática”, informou.

O diretor lembrou que o Brasil tem, historicamente, uma carência na formação em matemática. A falta de profissionais é limitante para o desenvolvimento da área de ciências exatas, tecnologia e engenharia.

“Vemos como um serviço à sociedade, ampliando nossa capacidade de formação em uma área em que o Brasil é carente, que é a de matemática com foco em tecnologia. Para o IMPA, esse curso tem relevância estratégica. Já atuamos muito na pós-graduação e entramos mais recentemente nas escolas de ensino fundamental, com a Olimpíada Brasileira de Matemática. A graduação é o elo que vai unir as duas coisas”, disse ao jornal. 

Viana também informou que a previsão para início das atividades é março de 2024 e que o processo seletivo será lançado ainda este ano. A seleção levará em conta a premiação dos alunos em olimpíadas de matemática, como a OBMEP, que conta com a participação de mais de 18 milhões de jovens anualmente.  Para o curso, 100 estudantes serão escolhidos. 

“Calculamos que uma graduação custe algo como R$ 40 milhões por ano, incluindo o apoio aos estudantes. Temos que assegurar a subsistência por meio de bolsas de estudo e alojamentos, cruciais para jovens que provavelmente nunca viajaram na vida”, disse. 

Para conferir a entrevista completa, acesse a matéria no site do jornal.

Leia também: Tese de Jennifer Sorio avalia impacto da vacina contra covid
Após 10 anos congeladas, bolsas de pós-graduação têm reajuste