Navegar

06/03/2023

Diego Guajardo conclui ciclo de oito anos no IMPA

Em 2015, Diego Alonso Navarro Guajardo, de 29 anos, fez sua primeira viagem ao Brasil. Nascido em Santiago, capital chilena, ele cursava graduação na Universidade do Chile quando embarcou para o Curso de Verão do IMPA. De primeira, se apaixonou pelo instituto e decidiu que seu caminho acadêmico seria em direção ao Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, onde se dedicaria à matemática. 

Oito anos depois, Guajardo conclui o ciclo no IMPA com a tese “Deformações genuínas de hipersuperfícies Euclidianas em codimensões maiores”. O trabalho teve orientação de Luis Florit, pesquisador do instituto, e será apresentado na terça-feira (7), às 14h, com transmissão ao vivo pelo YouTube do IMPA.

Leia mais: IMPA desenvolve projeto de machine learning para Hurb
Jornal O Globo destaca criação da graduação IMPA Tech
Na Folha: o enigma sobre o passeio do cavalo no tabuleiro

No campo da geometria diferencial, o trabalho trata do famoso Teorema de Nash, criado pelo matemático John Nash. O pesquisador norte-americano inspirou o filme Uma Mente Brilhante, de 2001.

“Na matemática, quando estamos tratando de fenômenos físicos ou algo de economia, por exemplo, provamos primeiro que existe a solução e depois que ela é única. Porque, na vida real, a gente vê uma solução só. O teorema de Nash é um resultado de existência e eu me dediquei a estudar o problema de unicidade associado. Mais precisamente, eu estudei a falha de unicidade no caso mais simples, nas hipersuperfícies.”

A habilidade com os números surgiu na infância e veio acompanhada de conquistas. Aluno de escola pública, o chileno foi premiado em competições como o Campeonato Escolar de Matemática e na Olimpíada Nacional de Matemática do Chile. Em 2011, o bom desempenho rendeu um convite para a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), na Holanda, onde ele conquistou uma menção honrosa. 

Trabalhadora doméstica, a mãe Paulina Guajardo Veas, que criou sozinha o filho único, foi uma grande incentivadora dos sonhos de Diego. Após o bacharelado no Chile, ele começou uma graduação em engenharia, mas decidiu vir para o IMPA.

“Acho que o que sempre gostei foi da matemática. Entrei na engenharia, mas mesmo assim achei que a matemática era o que estava reservado para mim”, disse Guajardo.

Além do mestrado e do doutorado, o IMPA garantiu ao estudante amigos e parceiros de pesquisa. Ele considera que o apoio de todos foi importante para a sua formação e destaca os pesquisadores do IMPA Milton Jara, Claudio Landim e Luis Florit, além do professor Juan Sebastián Castillo, do Chile.

“Sou muito grato aos professores daqui. Durante a tese tive muito apoio do Luis Florit, que me ajudou muito e contribuiu muito. O IMPA tem pesquisadores de ótima qualidade e de um nível muito avançado, então foi muito importante para a formação”, afirmou.

Agora, ele pretende se candidatar a um pós-doutorado na área. 

Leia também: TV internacional destaca história de medalhistas da OBMEP
Tese de Jennifer Sorio avalia impacto da vacina contra covid