Navegar

29/12/2022

Retrospectiva 2022: IMPA planta 5.529 mudas no novo campus

Em 2022, o IMPA plantou 5.529 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no terreno onde está construindo o novo campus sustentável, no Jardim Botânico. O instituto cumpriu a medida compensatória pelo empreendimento com o plantio de espécies como jequitibá, ipê-dourado, embaúba, pau-Brasil, entre várias outras.

As mudas nativas são importantes para substituir as espécies exóticas, proporcionando o enriquecimento florestal da região. Ao realizar o plantio, o doutor em Botânica Izar Aximoff, da AgroRio, destacou a necessidade de preservar a biodiversidade. “Este plantio é de fundamental importância porque vamos fazer o enriquecimento florestal. Esta área é praticamente monodominante, ou seja, ela é dominada por uma única espécie [jaqueira], uma espécie exótica. Vamos entrar com quase 60 espécies diferentes da Mata Atlântica, e quase 10% destas estão ameaçadas de extinção”, disse.

Leia mais: Imprensa destaca alunos premiados na 17ª OBMEP
PAPMEM abre inscrições para professores do Ensino Médio
Na Folha de S. Paulo, Marcelo Viana desafia leitores

Durante o ano, ações de plantio foram feitas com grupos de alunos, pesquisadores, funcionários do instituto e seus familiares, além de representantes da associação de moradores. A primeira delas foi no Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado em 27 de maio, que foi registrada em vídeo e está disponível no YouTube do IMPA.

https://www.youtube.com/watch?v=3s55dboPcJo

Novo Campus Sustentável do IMPA

Criado em 1952 e instalado no Jardim Botânico desde 1981, o IMPA ampliou suas conquistas e quadro de alunos e pesquisadores ao longo dos anos. Com a consolidação do instituto como um dos maiores centros da matemática latinoamericana, a ampliação das atividades de ensino e pesquisa criou a necessidade de expansão do campus.

Com o recebimento da doação do terreno adjacente à atual sede, o instituto escolheu um projeto integralmente concebido para a solução de problemas ambientais, desde materiais mais leves e de baixo impacto construtivo ao uso racional de água e à gestão de eficiência energética. Para mais informações sobre o projeto, acesse a página.

A proposta arquitetônica conquistou a mais importante competição internacional de projetos sustentáveis em arquitetura, o Prêmio Reconhecimento 2017 da Fundação Lafarge Holcim, da Suíça.

Leia também: Retrospectiva 2022: Festival atraiu 14 mil visitantes
IMPA comemorou 70 anos com homenagem, memória e eventos