Navegar

29/12/2022

Imprensa destaca alunos premiados na 17ª OBMEP

Reprodução TV Globo

A história da adolescente paraibana Miriam Adrielly Silva de Brito, que trocou a festa de 15 anos por um notebook e um curso preparatório para a OBMEP, foi destaque no JPB1, telejornal da TV Globo na Paraíba. A escolha da estudante, moradora da zona rural, resultou na conquista de uma medalha de bronze na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que ocorreu este ano. O resultado foi divulgado em 20 de dezembro.  

À reportagem, a aluna do 9º ano da Escola Raimunda Leite Sobrinha, em Conceição, afirma que o encanto pela olimpíada começou por acaso. Adrielly começou a estudar por conta própria em 2021 – ano que conquistou sua primeira menção honrosa. 

“Acabei passando para segunda fase, não sabia do que tratava, qual a importância das olimpíadas na vida estudantil, mas pesquisei, me aprofundei e vi que a olimpíada era de suma importância, que premiava, dava inúmeras oportunidades e comecei a estudar em 2021, mas um pouco desnorteada, sem ter método de estudo, sem organização, mesmo assim, com todo esforço acabei ganhando menção honrosa”, relembrou a estudante. 

Leia mais: Na Folha de S. Paulo, Marcelo Viana desafia leitores
PAPMEM abre inscrições para professores do Ensino Médio
Retrospectiva 2022: Ucraniana é 2ª mulher premiada com Fields

Foi após a primeira conquista que Adrielly escolheu trocar a festa de debutante por um notebook e um curso preparatório para a OBMEP. O objetivo era se tornar uma medalhista – sonho que se tornou realidade neste ano. 

“[Meus pais] perguntaram se eu queria nos meus 15 anos uma viagem ou uma festa, mas eu queria ser medalhista, então um facilitador para isso seria ter um notebook e um curso de matemática”, explicou à TV Globo. 

Para os próximos anos,  a estudante sonha chegar cada vez mais longe. “Meu objetivo é tirar essa xenofobia que o pessoal tem com o Sertão, com a Paraíba, pois todo mundo tem capacidade de sair e correr atrás e é isso que estou fazendo por mim e pela minha família.”

Albany Alves da Silva, mãe da estudante, falou na reportagem que a filha já é inspiração para amigos e demais moradores de Conceição. 

“Ela é muito dedicada em tudo que ela vai fazer. É muito estudiosa, é uma filha maravilhosa (…) Ela é exemplo para os colegas, para cidade, para o sítio, vemos muitos colegas se inspirando nela”, disse a mãe que trabalha como agricultora.

Resultado da OBMEP é destaque em O Globo e outros veículos

O Globo também reservou espaço para divulgação do resultado da 17ª edição da OBMEP. Em 20 de dezembro, o jornal mencionou a lista de premiados e o número de medalhas que serão distribuídas: 575 de ouro; 1.725 de prata; 5.175 de bronze e 51.900 menções honrosas. A matéria enfatizou ainda que professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação que se destacaram pelo desempenho dos alunos também serão premiadas.

Já no dia 25, uma nova reportagem em O Globo contou a história da estudante de 13 anos, Mariana Guedes de Souza que conquistou sua primeira medalha de ouro neste ano. Premiada no ano passado com bronze, a jovem conquistou este ano a tão esperada amarelinha.  A reportagem contou ainda que a menina pediu de Natal um livro de questões da OBMEP. 

“Eu melhorei minha maneira de estudar, já que eu aprendi que a matemática é como uma escada: você precisa do básico para poder avançar. E também eu conheci uma matemática diferente da apresentada na escola estudando para as olimpíadas”, destacou a menina ao jornal. Melissa tem o sonho de fazer faculdade no exterior, na área de exatas e tecnologia.

A rádio CBN também abordou na programação a divulgação dos resultados da olimpíada deste ano. Uma reportagem veiculada na programação nacional contou a história da estudante Mariana da Silva, 13, que conquistou a segunda medalha de ouro.

“Com esforço consegui minha primeira medalha e acesso ao PIC (Programa de Iniciação Científica Júnior), e tive um curso de matemática e acesso a um professor muito bom que me ajudou. Consegui fazer essa prova com mais facilidade”, disse a menina, moradora da zona oeste do Rio de Janeiro.  

O resultado da 17ª edição da OBMEP também foi divulgado pela Agência Brasil; jornal O Dia e Extra; pela rádio Tupi; pelo Correio Braziliense e dezenas de veículos espalhados pelo país.

Leia também: Ouro da Casa: IMPA homenageia funcionários por contribuição
Retrospectiva 2022: medalhas, empreendimentos e inovação