Navegar

26/12/2022

Retrospectiva 2022: Festival atraiu 14 mil visitantes

O segundo Festival Nacional da Matemática aconteceu neste ano entre 29 de setembro e 1º de outubro e reuniu mais de 14 mil pessoas, na Marina da Glória, na zona sul do Rio de Janeiro. Desde a primeira edição, 32 mil pessoas já curtiram o evento que tem como objetivo apresentar a matemática de forma divertida. A terceira edição está prevista para 2024. 

No fim do evento, o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, destacou que os dias de imersão na matemática foram um sucesso. “A segunda edição do Festival cumpriu sua promessa: trazer a matemática para todos, de forma lúdica e prazerosa, conforme comprovaram os milhares de visitantes de todas as idades nos três dias.” 

Leia mais: Retrospectiva 2022: medalhas, empreendimentos e inovação
Ouro da Casa: IMPA homenageia funcionários por contribuição
IMPA comemorou 70 anos com homenagem, memória e eventos

Da esquerda para a direita, o diretor-adjunto do IMPA, Claudio Landim, o secretário de Educação do Rio, Antoine Lousao, a subsecretária de Educação, Teresa Pontual, e o diretor do IMPA, Marcelo Viana

A novidade desta edição ficou por conta das mesas redondas organizadas para promover o debate entre pesquisadores, professores e alunos. As discussões passaram pelos temas: “Como estimular e influenciar positivamente os alunos de matemática”; “A força das mulheres na ciência e matemática”; “Ensino e aprendizagem da matemática para pessoas com deficiência”; “O que é Data Science e como ela está presente no nosso dia a dia” e por fim, “Meninas inspiradas e inspiradoras” que contou a participação de Viana e das Meninas Olímpicas do IMPA – projeto que incentiva a maior participação feminina em atividades e olimpíadas de matemática, reduzindo a desigualdade no número de homens e mulheres no cenário científico.

Ao todo, 167 unidades públicas e privadas participaram

A programação contou ainda com palestras de diferentes nomes da matemática como o pesquisador do IMPA Paulo Orenstein; o PhD e diretor de pesquisa do Centro de Pesquisa Youcubed, da Universidade de Stanford (EUA), Jack Dieckmann; e a pesquisadora do CTS-FGV (Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas), Nina da Hora; e demais nomes de destaque. O evento teve ainda exposições, cineclube e inúmeras oficinas. Durante os três dias de festival, o público pôde andar na bicicleta com “roda” quadrada; sentar em um banco formado com pregos, participar de oficinas de origamis; de robótica, entre outras atividades.  

O primeiro dia foi destinado exclusivamente a escolas. Ao todo, 167 unidades públicas e privadas participaram. Na sexta (30) e no sábado (1º), o Festival abriu as portas para o público geral. 

O evento foi destaque na imprensa com reportagens na Band; TV Brasil; Agência Brasil, nos portais UOL e R7; na Veja Rio; nas rádios Tupi, Roquette-Pinto, Nova Brasil e EBC. A MultiRio (Empresa de Multimeios vinculada à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro) também reservou espaço para o Festival. Na semana que antecedeu o evento, os jornais O Globo e Extra já haviam divulgado o acontecimento.

Desde a primeira edição, 32 mil pessoas já curtiram o evento

Leia também: Na Folha, Marcelo Viana fala sobre valor da Medalha Fields
OBMEP divulga premiados da 17ª edição nesta terça-feira (20)