Navegar

23/08/2022

John Lennon ou McCartney: quem compôs “In my life”?

Crédito: Pixabay

A matemática pode ajudar a resolver grandes problemas da humanidade e, acredite se quiser, da cultura pop também. A partir de uma ferramenta bastante usada na computação, um grupo de pesquisadores garante ter descoberto, com praticamente certeza absoluta, a real autoria da canção “In my life”, dos Beatles. 

Lançada em 1965, a música, assim como boa parte das obras do quarteto de Liverpool, é assinada por John Lennon e Paul McCartney. Apesar disso, sabe-se que muitas das canções da banda foram compostas por apenas um deles, o que, com o tempo, acabou gerando alguns problemas autorais. 

“In my life”, presente no álbum “Rubber Soul”, gerou controvérsia. Lennon disse em entrevista que tinha feito a música com somente uma pequena colaboração do colega de grupo. McCartney, no entanto, afirmou que Lennon subestimara sua participação na composição. Pronto, prato cheio para alimentar  a disputa entre os fãs das duas principais figuras dos Beatles!

INCTMat: inscrições para financiar eventos vão até 1/9
IMPA faz doação ao Programa Computadores para Inclusão
 
Eis que entra em cena Jason Brown, matemático da Universidade de Dalhousie, no Canadá, que já havia estudado os acordes de outra canção do quarteto: “Hard day’s night”. Para determinar quem de fato criou “In my life”, Brown e outros dois matemáticos, Mark Glickman e Ryan Song, da Universidade de Harvard, nos EUA, usaram um conceito chamado conjunto de palavras, muito utilizado como filtro de propaganda indesejada. 

Por meio do modelo, as palavras de um pedaço de texto são isoladas e separadas em grupos, ignorando a ordem em que aparecem, para que sua frequência seja analisada. O conceito é semelhante aos infográficos de nuvens de palavras que são feitos com perfis nas redes sociais. Em uma nuvem, o tamanho do texto de cada palavra é determinado pela frequência com que ela aparece.

Brown, Glickman e Song analisaram uma variedade de trechos extraídos de cerca de 70 canções dos Beatles, resultando em um conjunto de notas e acordes. Os pesquisadores encontraram 149 transições musicais distintas, e as relacionaram com os quatro integrantes dos Beatles. 

A partir daí, concluíram o seguinte: a probabilidade de Paul ter escrito a música é de apenas 0,018%. John, segundo os matemáticos, é realmente o autor da canção! E não adianta os fãs de McCartney reclamarem. De acordo com os pesquisadores, a matemática é mais confiável do que lembranças pessoais, especialmente de um beatle nos psicodélicos anos 60. 

Fonte: Galileu/Superinteressante

Leia também: Ricardo Freire realiza sonho de infância e defende tese no IMPA
Na Folha: ‘paradoxo de Polanyi’ impede a inteligência artificial?