O que a fama de Einstein tem a ver com o Ceará?
Reprodução do blog do IMPA Ciência & Matemática, de O Globo, coordenado por Claudio Landim
Ildeu de Castro Moreira – Professor do Instituto de Física da UFRJ e Presidente da SBPC
Em 2019 será comemorado em todo o mundo o centenário do Eclipse Solar, ocorrido em 29 de maio de 1919, um acontecimento de extraordinária importância para a ciência. As medidas da deflexão da luz das estrelas na borda do Sol, feitas durante o eclipse, levaram à confirmação da Teoria da Relatividade Geral de Einstein. Ela alterou profundamente a nossa visão do Universo e superou a teoria gravitacional que Isaac Newton havia formulado em 1686. As observações decisivas foram feitas em Sobral, no Ceará, por uma equipe de astrônomos britânicos. Os resultados foram divulgados, em Londres, no dia 6 de novembro de 1919. Nos dias seguintes jornais de todo o mundo, como The Times e o The New York Times, estamparam em suas manchetes que ocorrera uma revolução na ciência: a luz se encurvava nos céus e a teoria de Einstein suplantara a de Newton.
Notável foi o fato de uma expedição britânica confirmar a supremacia da teoria de um físico alemão sobre a do maior cientista inglês um ano depois do fim da I Guerra Mundial, na qual alemães e britânicos tinham se enfrentado e que produzira milhões de mortos e feridos. A ciência surgia como uma lufada de esperança e como um símbolo de paz, em um mundo cansado e destroçado pela guerra. Estes acontecimentos fizeram com que Einstein, um cientista até então conhecido apenas por colegas físicos, se tornasse mundialmente famoso de um dia para outro.
Leia também: Biênio aproximou mais a sociedade e a Matemática
IMPA participa da conferência internacional Imaginary 2018
Quem quer ser um matemático milionário?
Einstein havia previsto, em 1911, que a luz se desviaria de sua trajetória reta ao passar próximo de um corpo celeste com massa grande. Ele sugeriu que tal deflexão da luz – cuja trajetória acompanha a curvatura do Espaço-Tempo, uma das ideias centrais em sua teoria – poderia ser medida, durante um eclipse solar total, por meio de fotografias de estrelas cuja luz passasse na borda do Sol (escurecido pela Lua).
Modelo matemático explica padrão na pele de tubarões
IMPA abre vaga em Matemática Aplicada