Navegar

27/04/2021

No YouTube, André Nachbin lança série sobre ondas

Feche os olhos e imagine estar à beira mar. As ondas lentamente se aproximam e se afastam, indo e voltando sob seus pés. Um momento de paz, tranquilidade e, por que não, de pura matemática? Se você não acredita, a partir de 4 maio, pode contar com André Nachbin para te mostrar o porquê. O pesquisador do IMPA vai lançar o projeto “Matemática na Temática do Mar”, uma série de vídeos que serão publicados no YouTube do instituto, para tratar sobre ondas em fluidos e ondas em geral. 

“Um dos objetivos da série é popularizar a matemática. Vou falar sobre ondas para o grande público, com linguagem acessível. Quero explorar espaços do nosso dia a dia, onde a matemática está, mas nem sempre todos percebem com facilidade”, explica Nachbin. No horário da estreia, prevista para 9h, o pesquisador vai estar ao vivo no chat do YouTube para interagir com o público. 

Leia mais:  No Blog de O Globo, os desafios do ensino da matemática
Daniel López defende tese sobre monodromia
No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Karen Carvalho

O primeiro episódio tem como tema um fenômeno impressionante causado pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, os tsunamis. O vídeo vai abordar como a matemática pode ajudar na prevenção dos danos das super ondas, viabilizando, por exemplo, segurança e evacuação de pessoas que vivem em lugares mais propensos a este tipo de acontecimento. 

No dia 18, será publicado o segundo episódio sobre a reversão temporal de ondas acústicas e de ondas aquáticas, onde o fenômeno da refocalização tem significativas aplicações. Com dados coletados digitalmente e usados de trás para frente, é possível descobrir a forma inicial de uma onda do mar ou sonora. A pesquisa pode ser aplicada em diversas áreas, inclusive na medicina para a destruição de uma pedra no rim. 

Pesquisador do IMPA há 25 anos na área de dinâmica de fluidos, Nachbin vem colecionando apresentações em palestras voltadas para estudantes de diferentes níveis de formação. “O vídeo que fiz para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do MCTI, teve boa audiência ao vivo e foi ganhando força depois de publicado nas redes e no site do IMPA. Por conta disso, fui convidado a fazer uma apresentação virtual para uma escola em Sorocaba (SP). Isso me motivou muito a desenvolver o ‘Matemática na Temática do Mar’”, conta. 

Depois de passar por apresentações abertas ao grande público em Florianópolis, no Rio de Janeiro e na Bahia, no período anterior à pandemia, o pesquisador agora grava em casa o  material que vai ao ar no YouTube do IMPA. “Gravo do meu escritório, em um enquadramento com livros atrás, o que garante meu cenário. Já penso em outros episódios para a série sobre ondas de enchentes e problemas ligados à onda, tanto na superfície do mar, como dentro da água”, planeja.

Para não perder a série “Matemática na Temática do Mar”, inscreva-se no canal do IMPA no YouTube e ative o lembrete! A estreia é no dia 4 de maio, às 9h. Não perca!

Leia também: ‘Multiplicando Saberes’ estreia 2ª temporada
Vaga aberta para cargo de especialista de TI no IMPA