Navegar

30/09/2020

Morre Vaughan Jones, Medalha Fields em 1990

Foto: Anne Rayner/Universidade Vanderbilt

O matemático Vaughan F. R. Jones, professor da Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Vanderbilt e Medalha Fields em 1990, morreu de forma súbita em 6 de setembro, aos 67 anos. O neozelandês atuava principalmente nas áreas de teoria de álgebra de von Neumann, subfatores e álgebras planas, física matemática e topologia de baixa dimensão. Uma de suas mais importantes descobertas foi na área de teoria dos nós, com a criação do “polinômio de Jones”.

“Vaughan Jones era um matemático brilhante e uma pessoa maravilhosa, preocupando-se profundamente com seus alunos, colegas, amigos e família. Sua pesquisa foi uma virada de jogo fundamental para o campo da matemática. Quando ele se juntou ao nosso corpo docente, sua presença e força de personalidade mudaram o departamento de matemática e a faculdade. Ele fará falta”, disse John Geer, reitor da Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Vanderbilt, ao site da instituição.

Leia mais: Prêmio reconhece projetos inovadores de professores
Inteligência artificial pode salvar vidas na área da saúde
Brasil tem melhor resultado da história na IMO

Nascido em 1952, Jones cresceu em Auckland, na Nova Zelândia. Na universidade de Auckland, obteve o título de bacharel e mestre em ciências com honras. Aprovado para uma bolsa do governo suíço, Jones se matriculou na École de Physique, em Genebra, e mais tarde fez transferência para a École des Mathématiques, onde se tornou doutor em 1979.

Depois de passar um ano na Universidade da Califórnia em Berkeley (UCLA), o matemático foi para a Universidade da Pensilvânia, na qual integrou o corpo docente entre 1981 e 1985. Em 2011, foi para a Universidade de Vanderbilt a convite de Nicholas S. Zeppos, professor de Direito e Ciência Política da instituição. O matemático esteve no IMPA em 2014, para a conferência magna “Subfactors, loop groups and conformal field theory”.

Durante a década de 1980, Jones trabalhou em um problema na teoria de álgebra de von Neumann ligado aos fundamentos da mecânica quântica e descobriu uma ligação inesperada entre essa teoria e a teoria dos nós. A nova expressão matemática descoberta pelo pesquisador, hoje conhecida como polinômio de Jones, passou despercebida por topologistas durante 60 anos e foi essencial para que fosse laureado com a Medalha Fields.

Em 1993, Jones foi eleito para a Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos e, em 1999, passou a integrar a Academia Nacional de Ciências. Foi membro da Royal Society no Reino Unido e na Nova Zelândia, e Cavaleiro Companheiro da Ordem de Mérito da Nova Zelândia. Também foi vice-presidente da American Mathematical Society e da União Internacional de Matemática (IMU). 

Jones deixa sua esposa, Martha Jones, economista e professora associada do Departamento de Medicina, Saúde e Sociedade em Vanderbilt, e três filhos.

Leia também: Não há caminho linear na pesquisa, diz Karen Uhlenbeck
Na Folha, as conquistas recentes das matemáticas do IMPA