Navegar

04/07/2019

Marcelo Viana conquista o Prêmio CBMM de Ciência

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, venceu a primeira edição do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia. Instituído pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), o prêmio se propõe a reconhecer e estimular a realização de pesquisas científicas e tecnológicas que produzam impacto no desenvolvimento das ciências no Brasil.

A premiação foi dividida em duas categorias, com a gratificação de R$ 500 mil para o vencedor de cada uma. Viana conquistou o prêmio de Ciência, pelas contribuições durante sua trajetória científica, que elevaram o prestígio do Brasil no cenário internacional.

Leia também: As probabilidades de uma britânica se tornar carioca
Apps de navegação começaram como brincadeira
Ivan Passoni defende tese na área de superfícies mínimas

“Marcelo Viana tem uma participação importante na Olimpíada Brasileira de Matemática, mobilizando os jovens, mostrando a eles a beleza da Matemática. Isso é muito importante na ciência brasileira. Nós precisamos de jovens pesquisadores”, destacou Luiz Davidovich, membro da comissão julgadora e professor titular aposentado do Instituto de Física da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

No vídeo de divulgação, Viana fala sobre o papel central da Matemática em sua vida, aspectos de sua formação e a importância de estimular e disseminar o conhecimento científico. 

A cerimônia de premiação ocorrerá em 21 de agosto, no Rio de Janeiro.

Leia também: OBMEP na Escola é mostrado em reportagem na GloboNews
SBMAC premia Campolina por melhor Dissertação de Mestrado