Navegar

01/07/2019

OBMEP na Escola é mostrado em reportagem na GloboNews

O encerramento das inscrições no Programa OBMEP na Escola foi tema de reportagem exibida ao vivo pela GloboNews na sexta-feira (28). A professora Renata Cereja, participante do programa desde 2017, conversou com Julia Arraes, repórter da emissora. 

Gravada na Escola Municipal Barão de Itacuruçá (Tijuca, Zona Norte do Rio), a reportagem passou no Jornal da GloboNews – Edição das 16h.  Renata falou sobre a importância do programa, criado pelo IMPA para melhorar a qualidade do ensino da disciplina no país. O programa estimula a adoção de novas práticas didáticas nas salas de aula e atividades extraclasses, com o uso de materiais da OBMEP, como provas e bancos de questões.

Leia também: Nas cartas do baralho, o empurrão para a Probabilidade
IMPA abre seleção para o cargo de especialista em TI
Na Folha de S.Paulo, o segredo para ganhar no jogo

As estudantes Ana Beatriz Barbosa e Beatriz Vilar, integrantes do grupo de alunos treinados por Renata, destacaram como as táticas de ensino aplicadas pelo programa auxiliam na visualização das questões matemáticas.

Adriana Pimenta, coordenadora regional da OBMEP no Rio, falou sobre os ganhos da iniciativa, reforçando os benefícios da troca entre professores da graduação e professores do ensino básico. 

O prazo para garantir lugar no processo seletivo terminou às 23h59 da última sexta-feira (28). Por ora, os professores inscritos devem aguardar a aplicação da Prova de Habilitação, que ocorrerá em 28 de setembro.

Realizado pelo IMPA com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o programa é promovido com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

O OBMEP na Escola 2020 conta com o patrocínio da Fundação Itaú Social por meio de bolsas oferecidas aos professores participantes. De março a setembro de 2020, os professores habilitados e selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 765 para realizarem as atividades.

A reportagem está disponível para assinantes do Globoplay.

Leia também: Aplicativo do Visgraf integra exposição da Imaginary
Escolas federais têm o melhor desempenho na OBMEP