Navegar

22/05/2019

Luciano de Castro é o novo pesquisador do IMPA

O novo pesquisador do IMPA Luciano Irineu de Castro Crédito: Imprensa/IMPA

Com mestrado e doutorado pelo IMPA, o matemático Luciano Irineu de Castro está de volta ao instituto, agora como pesquisador. Em seu seminário de apresentação, nesta quarta-feira (22), o matemático discorreu sobre o tema “Dynamic quantile models of rational behaviour”. A aula pode ser assistida aqui. 

“É um prazer voltar ao IMPA depois de 14 anos. Estar aqui como pesquisador titular é uma grande honra”, disse Castro, que se dedica à área de Economia Matemática. O matemático atua principalmente nos temas Teorema de Ponto Fixo, afiliação, Equilíbrio de Nash, equilíbrio em estratégias puras, leilões. 

Leia também: Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo 2019 abre inscrições
A notável família matemática Bernoulli era problemática
Os Bernoulli são a família real da matemática

No auditório Ricardo Mañé, o pesquisador introduziu o problema do programa dinâmico para a decisão intertemporal, no qual o agente econômico maximiza o fluxo de utilidades futuras do quantil-t, sujeitas a restrições-padrão. 

Luciano Irineu de Castro ao lado dos pesquisadores Aloisio Araújo (à esq.) e Jorge Zubelli (à dir.) durante recepção de boas-vindas Crédito: Imprensa/IMPA

Precedida pelo seminário de Khadim War, a aula de Castro dá continuidade ao ciclo de apresentações inaugurais de novos pesquisadores idealizada pela direção do IMPA. Além de dar as boas-vindas, o objetivo é possibilitar que o corpo científico conheça o trabalho desenvolvido pelo novo membro do instituto.

Após a apresentação, foi realizada uma recepção em homenagem aos novos pesquisadores. “Estou muito contente e me sinto muito acolhido”, afirmou War.

Khadim War em recepção de boas-vindas Crédito: Imprensa/IMPA

Leia também: Karen Uhlenbeck recebe Abel Prize em cerimônia em Oslo
Corte de verba para pesquisa foi tema de reportagem