Navegar

08/05/2019

Novo pesquisador do IMPA faz seminário de apresentação

O matemático Khadim War, do Senegal, ministrou nesta quarta-feira (8) sua aula de apresentação aos colegas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Doutor em Sistemas Dinâmicos pelo Centro Internacional de Física Teórica Abdus Salam, em Trieste (Itália), War é o novo pesquisador do IMPA.

A aula do especialista senegalês é a primeira da série de apresentações inaugurais de novos pesquisadores idealizada pela direção do IMPA.

Leia também: Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo 2019 abre inscrições
Filosofia e Ciência estão juntas desde a Antiguidade
Avila é eleito para a Academia Nacional de Ciências dos EUA

No Auditório Ricardo Mañé, War discorreu sobre o tema “Measure of maximal entropy for the geodesic flow on surfaces without conjugate points”, que pode ser traduzido como “Medida de entropia máxima para o fluxo geodésico em superfícies sem pontos conjugados”.

“Tenho interesse especial no estudo de propriedades geométricas de sistemas parcialmente hiperbólicos e não-uniformemente hiperbólicos, particularmente o uso de técnicas geométricas para propriedades estatísticas de sistemas dinâmicos”, explicou o palestrante.

O matemático foi apresentado à plateia pelo diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

“Queremos criar no IMPA o hábito de o pesquisador, ao chegar, fazer um seminário de apresentação”, anunciou Viana aos presentes, antes de apresentar pontos de destaque do currículo do pesquisador de Senegal, entre eles o pós-doutorado concluído na Universidade de Bochum, na Alemanha.

Khadim War é pesquisador-adjunto do IMPA, na especialidade Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica. É, também, um profissional da Matemática com facilidade no aprendizado de línguas, conforme informou o diretor-geral. Tanto que já sabe se expressar em português.

Leia também: Matemático se dedicou a escola rural em Petrópolis, por décadas
Luiz Velho modera painel sobre avanços no fotorrealismo