Carlangelo destaca peso do IMPA em Sistemas Dinâmicos
No terceiro dia da Conferência Internacional de Sistemas Dinâmicos, Carlangelo Liverani, pesquisador da Universidade de Roma Tor Vergata, fez questão de destacar o prestígio do IMPA e a importância do corpo de pesquisadores do instituto para diferentes pesquisas realizadas.
“O IMPA possui pesquisadores muito fortes e é um dos melhores lugares do mundo em sistemas dinâmicos e probabilidade”, avaliou o professor.
Em palestra realizada na manhã desta quarta-feira (26), Liverani apresentou um problema com mais de 2.500 anos que ainda não foi solucionado e é, atualmente, a base da sua pesquisa. Sob a ótica da matemática e da física, o professor tenta entender como ocorre a expansão de átomos e como esse processo dá origem ao mundo macroscópico.
“Você dá uma mordida em um pedaço de qualquer coisa e quer saber como essa mordida se move, se propaga. Então, você pode olhar para isso no nível microscópico, vendo vários átomos que consomem uns aos outros, e isso é mais ou menos o que eu faço, entender como esse comportamento microscópico dá origem ao mundo. É algo muito antigo”, explicou Carlangelo.
O interesse do pesquisador é por temas que envolvam sistemas dinâmicos, probabilidade e física. “Eu gosto do fato de ser interdisciplinar, ter muitas ideias se reunindo e se relacionando com outros conceitos físicos também.”
Leia mais: Luiz Henrique de Figueiredo homenageado no SIBGRAPI 2022
Pereira interpreta neurologia em sistemas dinâmicos
Einstein, café, chá e matemática em instituto nos EUA
Nesta quarta-feira (26), o evento contou ainda com a palestra de Mikhail Lyubich, da Universidade de Stony Brook, que falou sobre as estruturas dos mapas de Feigenbaum Henon.
Para fechar o dia, Lorenzo Díaz, pesquisador da PUC-Rio, e Artur Avila, único latino americano premiado com a medalha Fields, a maior honraria da matemática, falaram sobre desdobramentos de pesquisas realizadas a partir de trabalhos conduzidos pelo diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.
“Marcelo sempre foi uma grande parceria, os trabalhos dele são de grandíssimo impacto na minha vida, assim como a forma como ele trabalha. Eu tive muita sorte, escrevi um livro e artigos com ele. Crescemos juntos”, contou o pesquisador.
Já Avila aproveitou a apresentação sobre expoentes de Lyapunov para enfatizar o quanto Marcelo conseguiu contribuir com diversos trabalhos.
“Agradeço ao Marcelo por todos os termos e inspiração”, concluiu o pesquisador brasileiro.
Ao final da palestra, o aluno de doutorado da USP/ São Carlos, Edmilson Roque, avaliou o evento como motivador: “É muito inspirador ver assuntos que em um primeiro momento parecem estar desconectados e depois, com novas contribuições e amadurecimento, perceber a relação entre eles. Ter essa noção traz um impacto muito positivo para minha vida. Saio motivado”.
A Conferência Internacional de Sistemas Dinâmicos é um evento tradicional promovido pelo IMPA. Este ano, as palestras celebraram o aniversário de Viana. Ao final das conferências, o diretor-geral do IMPA foi surpreendido com um “parabéns”.
Leia também: Leia também: Projetos do Centro Pi viram tese de doutorado
‘IMPA prospera e é cada vez mais importante’, diz Avila