Navegar

26/10/2022

Carlangelo destaca peso do IMPA em Sistemas Dinâmicos

Carlangelo Liverani (Rome Tor Vergata)

No terceiro dia da Conferência Internacional de Sistemas Dinâmicos, Carlangelo Liverani, pesquisador da Universidade de Roma Tor Vergata, fez questão de destacar o prestígio do IMPA e a importância do corpo de pesquisadores do instituto para diferentes pesquisas realizadas.  

“O IMPA possui pesquisadores muito fortes e é um dos melhores lugares do mundo em sistemas dinâmicos e probabilidade”, avaliou o professor. 

Em palestra realizada na manhã desta quarta-feira (26), Liverani apresentou um problema com mais de 2.500 anos que ainda não foi solucionado e é, atualmente, a base da sua pesquisa. Sob a ótica da matemática e da física, o professor tenta entender como ocorre a expansão de átomos e como esse processo dá origem ao mundo macroscópico.

“Você dá uma mordida em um pedaço de qualquer coisa e quer saber como essa mordida se move, se propaga. Então, você pode olhar para isso no nível microscópico, vendo vários átomos que consomem uns aos outros, e isso é mais ou menos o que eu faço, entender como esse comportamento microscópico dá origem ao mundo. É algo muito antigo”, explicou Carlangelo. 

O interesse do pesquisador é por temas que envolvam sistemas dinâmicos, probabilidade e física. “Eu gosto do fato de ser interdisciplinar, ter muitas ideias se reunindo e se relacionando com outros conceitos físicos também.”

Leia mais: Luiz Henrique de Figueiredo homenageado no SIBGRAPI 2022
Pereira interpreta neurologia em sistemas dinâmicos
Einstein, café, chá e matemática em instituto nos EUA

Nesta quarta-feira (26), o evento contou ainda com a palestra de Mikhail Lyubich, da Universidade de Stony Brook, que falou sobre as estruturas dos mapas de Feigenbaum Henon. 

Para fechar o dia, Lorenzo Díaz, pesquisador da PUC-Rio, e Artur Avila, único latino americano premiado com a medalha Fields, a maior honraria da matemática, falaram sobre desdobramentos de pesquisas realizadas a partir de trabalhos conduzidos pelo diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. 

“Marcelo sempre foi uma grande parceria, os trabalhos dele são de grandíssimo impacto na minha vida, assim como a forma como ele trabalha. Eu tive muita sorte, escrevi um livro e artigos com ele. Crescemos juntos”, contou o pesquisador. 

Já Avila aproveitou a apresentação sobre expoentes de Lyapunov para enfatizar o quanto Marcelo conseguiu contribuir com diversos trabalhos. 

“Agradeço ao Marcelo por todos os termos e inspiração”, concluiu o pesquisador brasileiro. 

Ao final da palestra, o aluno de doutorado da USP/ São Carlos, Edmilson Roque, avaliou o evento como motivador: “É muito inspirador ver assuntos que em um primeiro momento parecem estar desconectados e depois, com novas contribuições e amadurecimento, perceber a relação entre eles. Ter essa noção traz um impacto muito positivo para minha vida. Saio motivado”.

A Conferência Internacional de Sistemas Dinâmicos é um evento tradicional promovido pelo IMPA. Este ano, as palestras celebraram o aniversário de Viana. Ao final das conferências, o diretor-geral do IMPA foi surpreendido com um “parabéns”.

Leia também: Leia também: Projetos do Centro Pi viram tese de doutorado
IMPA prospera e é cada vez mais importante’, diz Avila