Navegar

28/10/2022

Artur Avila encerra Conferência de Sistemas Dinâmicos

 

O pesquisador extraordinário do IMPA e ganhador da medalha Fields em 2014, Artur Avila, encerrou a Conferência Internacional de Sistemas Dinâmicos nesta sexta-feira (28). O pesquisador agradeceu a oportunidade de participar de três palestras nas últimas duas semanas e classificou o evento como memorável. 

“Tem sido uma semana memorável, um congresso à moda antiga, com o ‘sabor’ da experiência usual do IMPA que conhecemos e gostamos, com as interações que o IMPA proporciona, e espero que aconteça muito mais. Obrigado, Marcelo, por essa oportunidade.”

O pesquisador encerrou o ciclo de palestras abordando o “Fenômeno Newhouse na complexa família Hénon e bifurcações homoclínicas”.

Avila apresentou novidades nos estudos: que existe fenômeno de Newhouse complexo depois de qualquer bifurcação complexa. Trata-se de uma teoria conhecida no caso real que foi estendida para casos complexos.

O pesquisador do IMPA, Carlos Gustavo Moreira, que já foi professor de Avila, explicou que chegou a trocar algumas ideias com o pesquisador sobre o tema. 

“Isso era conhecido no caso real, muito influente no movimento dos sistemas dinâmicos, estabelecido na década de 70 em três trabalhos bem famosos de Newhouse e agora essa teoria está sendo estendida.”

Avila participou também da Conferência de 70 anos do IMPA, que ocorreu na semana passada. 

Leia mais: Marín: ‘É muito importante ter mulheres nestes espaços’
Carlangelo destaca peso do IMPA em Sistemas Dinâmicos
Pereira interpreta neurologia em sistemas dinâmicos

Alunos de diversas universidades como UFF, PUC, UFMG, entre outras, participaram da conferência que ocorreu de segunda-feira (21) a sexta-feira (28). Ao todo, foram 21 palestras com nomes nacionais e internacionais da área. 

Estudantes de doutorado comemoraram a semana de imersão em sistemas dinâmicos. 

“As palestras que envolveram os expoentes de Lyapunov são as que mais me interessam, pois é o tema que eu trabalho. Particularmente, gostei muito da apresentação da Karina Marín. É muito bom ver uma mulher na matemática palestrando. É uma referência”, disse a estudante Patrícia Melo, da PUC.

Marcelo Duran, que sempre participa dos colóquios do IMPA, destacou que a cada evento é possível aperfeiçoar os conhecimentos na área.

“Agora, que estou um pouco mais avançado, consigo acompanhar melhor as palestras. Geralmente, os tópicos são avanços e nem sempre é possível acompanhar bem, mas conforme você vai aprofundando os estudos, consegue entender mais, o que nos acrescenta muito.”

Também participaram da conferência nesta sexta-feira, os pesquisadores Dmitry Dolgopyat (Maryland), Rafael Potrie (CMAT) e Federico Rodriguez-Hertz (Penn State).

Leia também:  TV Globo destaca ações de 70 anos do IMPA
Einstein, café, chá e matemática em instituto nos EUA