Navegar

25/10/2022

Pereira interpreta neurologia em sistemas dinâmicos

É possível prever quando um determinado comportamento patológico pode surgir? O pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, Thiago Pereira, abordou o problema nesta terça-feira (25) durante a Conferência Internacional de Sistema Dinâmicos, que acontece no IMPA até a próxima sexta-feira (28).  

O professor, que estuda comportamentos em sistemas dinâmicos não-lineares tais como o cérebro, analisa como uma rede de neurônios interage e busca compreender as transformações que ocorrem em sistemas complexos que levam, por exemplo, ao surgimento de doenças como a epilepsia ou o parkinson.

Leia mais: Einstein, café, chá e matemática em instituto nos EUA
Projetos do Centro Pi viram tese de doutorado
IMPA prospera e é cada vez mais importante’, diz Avila

“Às vezes a coordenação entre os neurônios fica muito forte e eles começam a fazer a mesma coisa ao mesmo tempo e acabam dominando todo o resto. Em particular, no parkinson, eles começam a ter um determinado comportamento que reflete no braço. Uma maneira dos médicos tentarem controlar a doença é dar um choque nesse grupo de neurônios para quebrar  a coordenação que eles têm”, explicou o pesquisador. 

O desafio que instiga Pereira a seguir estudando esse sistema é construir um modelo matemático que possa prever quando um comportamento patológico vai surgir. 

Thiago Pereira estuda comportamentos em sistemas dinâmicos não-lineares

Durante a pandemia, Thiago Pereira integrou um grande grupo de pesquisadores que se debruçou em estudos sobre a probabilidade de contaminação pelo vírus da covid-19 entre frequentadores de uma feira livre, em Alagoas. O resultado mostrou que as chances de contrair o vírus na feira eram muito menores quando comparadas a um mercado e a um hospital.

Neste ano, Thiago Pereira foi vencedor do Prêmio de Pesquisa Friedrich Wilhelm Bessel 2022 por suas contribuições matemáticas no campo das redes dinâmicas complexas e comportamento coletivo. 

Demais palestras

Quem também participou do segundo dia de conferência foi o pesquisador Lorenzo Diaz (PUC-Rio). Com uma apresentação descontraída, o pesquisador falou sobre o expoente de Lyapunov. Ele demonstrou que existem entropias positivas mesmo se usado o expoente de Lyapunov zero, o que demonstra um resultado diferente do que normalmente se espera em casos mais clássicos da área. 

Lorenzo Diaz falou sobre o expoente de Lyapunov

O assunto já foi tratado no passado pelo diretor-geral do IMPA, o que incentivou o conferencista a abordar o tema nesta terça-feira (25).

“Talvez o Marcelo ainda esteja interessado em expoentes Lyapunov e espero que meus resultados não tenham sido completamente contraditórios ou pelo menos tenham match com os resultados do Marcelo”, disse em tom descontraído.

Também participaram da conferência os pesquisadores Vadim Kaloshin (IST Austria); Pedro Duarte (Lisbon) e Stefano Marmi (SNS-Pisa). Eles abordaram mapas de círculo em expansão; a regularidade de expoentes de Lyapunov e as funções de Brjuno respectivamente.

Leia também: Medalhista Fields, Smirnov abordou percolação no IMPA 70
Conferência faz homenagens ao diretor-geral do IMPA