Navegar

27/10/2022

Marín: ‘É muito importante ter mulheres nestes espaços’

Ex-aluna de doutorado do IMPA, a conferencista Karina Marín, pesquisadora da UFMG, falou nesta quinta-feira (27) sobre a importância de mulheres à frente de pesquisas na matemática e em espaços como a Conferência Internacional de Sistemas Dinâmicos, que acontece até sexta-feira (28) no IMPA.

“A representatividade é importante, principalmente para as alunas. Às vezes, quando você é aluno e vê só homens falando, você acha que só eles podem estar nestes espaços. Acho muito importante que tenham mulheres nestes espaços e mostrando que elas podem chegar aqui também”, disse a pesquisadora. 

Esta foi a segunda vez de Marín como conferencista no IMPA. Nesta quinta-feira, ela falou ao público sobre o comportamento de sistemas caóticos durante a introdução de variáveis. O estudo tem como base resultados obtidos pelo diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, a partir de expoentes de Lyapunov. 

Leia mais: TV Globo destaca ações de 70 anos do IMPA
Carlangelo destaca peso do IMPA em Sistemas Dinâmicos
Pereira interpreta neurologia em sistemas dinâmicos

Pela primeira vez no IMPA, a estudante de doutorado da UFMG, Raquel Saraiva, disse que se inscreveu para acompanhar justamente as palestras que tratam de expoentes de Lyapunov, mas se surpreendeu com os demais temas. 

“A gente sai completamente da nossa zona de conforto. Está sendo muito bom ouvir outras ideias, ver outros estudos. É uma oportunidade para conversar também com alunos de outras faculdades que estão em outros níveis. Isso gera uma troca muito grande”, avaliou a doutoranda.

Quem também participou da conferência nesta quinta-feira foi o pesquisador do IMPA, Carlos Gustavo Moreira, que trabalha em cima das conjecturas de Jacob Palis e prova que há apenas um número finito de futuros periódicos possíveis em um determinado sistema. 

Moreira ingressou no IMPA aos 14 anos de idade para um curso de iniciação científica. Mais tarde, se formou em Matemática, concluiu o mestrado e o doutorado antes de completar 20 anos; fez pós-doutorado na França e se tornou pesquisador efetivo do instituto em 1997.   

O quarto dia da Conferência de Sistemas Dinâmicos contou ainda com palestras de Anton Zoritch (Paris Jussieu) e Sylvain Crovisier (Paris-Saclay).

Leia também: Einstein, café, chá e matemática em instituto nos EUA
Projetos do Centro Pi viram tese de doutorado