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18/03/2021

‘Matemática é uma mina de ouro inesgotável’, diz Marcelo Viana

Em live do jornal Valor Econômico, nesta quinta-feira (18), o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, classificou a matemática de “uma mina de ouro inesgotável”, se pensada como ferramenta de desenvolvimento econômico. Em países mais desenvolvidos, como o Reino Unido, profissões com alto teor matemático representam 15% do Produto Interno Bruto (PIB), ele ressaltou na transmissão. A conversa foi com o jornalista Gabriel Vasconcelos, da sucursal do Rio do Valor, e tratou das contribuições da área para o setor privado e também do ensino da disciplina no Brasil.

A dificuldade de diálogo entre a academia e o empresariado foi apontada pelo pesquisador como uma das principais barreiras para a evolução da matemática aplicada no país. “É a parte mais difícil do processo: entender o que nós podemos dar e o que o outro lado precisa. Não estamos habituados a esse diálogo. Precisamos aprender a fazê-lo e entender que o tempo de uma empresa não é o tempo da academia. Teoremas duram para sempre, mas as suas aplicações podem ter um timing próprio”, explicou Viana.

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Em contrapartida, é necessário que as empresas reconheçam o potencial de contribuição da matemática para seus negócios, ele afirmou. “Instituições como o IMPA e outros centros de pesquisa estão amplamente capacitados a oferecer o tipo de conhecimento, expertise e tecnologia capaz de melhorar processos e resultados.”

Com histórico de parcerias técnicas com empresas como a Petrobras, o IMPA vem se aproximando ainda mais do setor industrial nos últimos anos. Em 2020, o Workshop Matemática e Indústria, realizado no instituto, reuniu acadêmicos e profissionais da indústria para debater problemas concretos do mundo empresarial. “Um dos problemas foi debatido por quatro meses por alunos e pesquisadores. Chegamos a um resultado excelente, que acabou gerando oportunidades de emprego na respectiva empresa para os alunos. É um jogo de ganha-ganha”, relatou Viana.

A carência de matemáticos no Brasil também foi tema abordado na live. Segundo dados do ano passado do Ministério da Educação, só dois brasileiros em cada 10 mil ingressam em cursos superiores da área, destacou Gabriel Vasconcelos. Os números apontam que nossa falta de matemáticos é “dramática”, disse o diretor-geral do IMPA.

Ele acredita que as raízes dessa lacuna estejam na formação dos alunos. “Até agora, não fomos capazes de incorporar à educação básica os princípios e o processo histórico que permitiram desenvolver a matemática brasileira no nível da pesquisa e da pós-graduação. Parece um paradoxo que o Brasil esteja no Grupo 5 da União Matemática Internacional e, no entanto, tenha este quadro desolador no nível da educação básica.”

A live está disponível na íntegra no canal de YouTube do Valor Econômico:

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