Navegar

26/07/2019

IMPA sedia maior reunião da comunidade matemática no país

Maior reunião científica da comunidade matemática no país, o Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM) reunirá, de 29 de julho a 2 de agosto, cerca de mil alunos de graduação e pós-graduação, além de importantes pesquisadores brasileiros e estrangeiros na sede do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), no Rio de Janeiro.

Realizado bianualmente desde 1957, sem interrupção, em sua 32ª edição o CBM apresenta uma programação extensa, com palestras plenárias e de divulgação, cursos introdutórios e avançados, sessões temáticas e apresentação de pôsteres. As inscrições ainda estão abertas.

Leia também: Visgraf cria site para comemorar aniversário de 30 anos
Apreciador das artes, Eder Correa conclui pós-doutorado
‘Ambiente aberto do IMPA possibilitou criação do Visgraf’

Durante o evento será realizada a entrega de três honrarias: o Prêmio SBM, o Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo, ambos na tarde do dia 30, respectivamente às 14h e às 16h, e o Prêmio Elon Lages Lima SBM/SBMAC, dia 31, às 16h.

Ao longo dos cinco dias do CBM, sete pesquisadores de renome internacional, como o americano Douglas Arnold (Minnesota University); e a argentina Alicia Dickenstein (Universidade de Buenos Aires), vice-presidente da União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês), farão palestras plenárias. 

O programa inclui três palestras de divulgação: “Mergulhos simpléticos e teoria dos números”, de Vinícius Ramos (IMPA); “Controle de doenças infecciosas por isolamento”, de Tiago Pereira da Silva (USP); e “Aventuras com triângulos e bilhares”, de Dan S. Reznik (Upper West Soluções). 

Diariamente, serão ministrados cursos básicos e avançados sobre temas atuais, como “Rigidez em grafos de proteínas”, com Carlile Lavor (Unicamp). O especialista discute a Matemática envolvida no cálculo da estrutura 3D de uma molécula de proteína, fundamental à resolução de problemas no desenvolvimento de novos medicamentos.

No curso “Uma introdução matemática a Blockchains”, o pesquisador Augusto Teixeira (IMPA) abordará a criptografia básica e um design de moeda descentralizada, para ilustrar o algoritmo. 

Durante as manhãs, serão apresentados trabalhos divididos em 12 sessões temáticas, com espaço para discussões e troca de informações entre os participantes. 

As atividades do CBM começarão sempre às 9h, de segunda a sexta-feira (29 de julho a 2 de agosto), estendendo-se até às 19h. Confira aqui a programação completa do evento.

Leia também: Encontro de Matemática aproxima culturas no IMPA
Conheça os finalistas do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo 2019