Navegar

25/02/2019

Abertas as inscrições para o Prêmio Elon Lages Lima

Se você publicou obras sobre as diversas áreas da Matemática e Aplicações, entre 2010 e o ano passado, fique atento: já estão abertas as inscrições para o Prêmio Elon Lages Lima. A distinção é uma homenagem ao ex-diretor e pesquisador emérito do IMPA, que se dedicou à criação de uma literatura matemática em língua portuguesa.

Instituído pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), o prêmio objetiva promover e estimular a produção bibliográfica nacional em Matemática e Aplicações, destinada à formação e difusão de conhecimentos na área. 

Leia também: Trimedalhista da OBMEP garante ingresso na Unicamp
Programa de Verão é tema de reportagem na TV Escola
Com 28 medalhas, jovem gaúcha quer brilhar na matemática

Podem concorrer autores brasileiros ou que atuem profissionalmente no Brasil e tenham publicado obras na forma de monografias, textos introdutórios e, preferencialmente, livros-texto. 

As inscrições seguem até 20 de maio. Elas podem ser feitas pelos próprios autores, ou por terceiros autorizados por eles, nos sites da SBM e SBMAC. O vencedor recebe diploma certificado pela SBM e SBMAC e R$ 10 mil.

Na escolha da obra serão considerados critérios como originalidade, relevância e profundidade; clareza e qualidade da exposição; e a circulação nacional ou internacional. Informações adicionais no edital.

O resultado será divulgado até 22 de julho nos sites das duas sociedades. A premiação ocorrerá durante o 32º Colóquio Brasileiro de Matemática, de 28 de julho a 2 de agosto, no IMPA.

Elon escreveu mais de 40 livros

O alagoano Elon Lages Lima (1929-2017) foi um dos mais importantes e prolíficos autores de livros de Matemática no país. Ele deu contribuição fundamental à literatura matemática brasileira, com mais de 40 livros, e recebeu duas vezes o Prêmio Jabuti de Ciências Exatas, da Câmara Brasileira do Livro. 

Além de pesquisador destacado, Elon compreendeu a importância da divulgação da Matemática e da formação de professores, áreas em que desempenhou um papel de protagonista nacional.  No IMPA, idealizou e dirigiu as coleções Projeto Euclides e Matemática Universitária. Foi o criador, em 1990, do PAPMEM (Programa de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio). 

Leia também: Jornalista se infiltra na PM do Rio e lança livro sobre violência
Brasileiros chegam à Romênia para disputar olimpíada