Navegar

17/10/2022

Projeto do Centro Pi com a Dasa é tema de conferência

Um algoritmo desenvolvido por pesquisadores do IMPA em parceria com profissionais de saúde do grupo DASA, para medir o volume de líquido amniótico de gestantes e prevenir problemas fetais, foi um dos temas de palestra da Conferência IMPA 70 anos. O evento internacional que celebra o aniversário do instituto começou nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, e se estende até sexta-feira (21).

O projeto do Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA) é uma parceria do instituto com o setor produtivo e exemplo de como a matemática aplicada é capaz de auxiliar a medicina, agilizando diagnósticos e possíveis dificuldades durante a gestação. 

O pesquisador do IMPA Paulo Orenstein explicou que “mais importante do que estimar a quantidade de líquido amniótico, a partir de um exame de ressonância magnética fetal, foi conseguir quantificar as incertezas, já que o mais importante para um médico é a obtenção de um grau de confiança de que a gestante não está em risco”. 

Leia mais: ‘Objetivo é saudar o futuro’, diz Viana sobre IMPA 70 anos
Prêmio IMPA de Jornalismo recebe 105 inscrições
‘Conferência IMPA 70 anos’ reúne três medalhistas Fields

Para desenvolver a tecnologia, a equipe do IMPA usou mais de 853 exames anonimizados cedidos pela DASA. “É uma área de estudo que envolve computação, probabilidade e fácil de explicar para o público e perceber a importância dessa iniciativa capaz de salvar vidas. É uma aplicação que eu mesma nunca imaginei ser possível”, disse a estudante de mestrado Luana Costa.

Já o pesquisador do IMPA Hubert Lacoin apresentou um levantamento dos resultados sobre o tempo de mistura e corte para sistemas unidimensionais. O tema escolhido foi comemorado pelo aluno de Física da Uerj, Leonardo Machado, que esteve presente na conferência. “Isso aqui é um passo para entender o tempo que leva um sistema termodinâmico para entrar em equilíbrio. Na física, fala-se que é tudo muito rápido, mas aqui há a tentativa de quantificar exatamente esse o tempo.”

Matemática na arte de Portinari

A “Conferência IMPA 70 anos” contou com uma palestra do matemático e PhD no MIT João Candido Portinari, que apresentou ao público parte dos 43 anos de projeto Portinari. O trabalho busca tornar o conjunto de obras acessíveis a todos. “Vivemos em um país de desigualdade social absurda, e uma obra de Portinari pode ajudar muito, inclusive com pessoas se reconhecendo ali.”

Uma das obras citadas na palestra foi o painel Guerra e Paz – um presente do Brasil para a Organização das Nações Unidas (ONU), em 1956 -, tema considerado mais que atual por João Candido. “Guerra e Paz é a síntese de Portinari e foi dedicado à humanidade. Assunto atemporal e universal.”

O evento foi encerrado ao som de Pixinguinha. A “Conferência IMPA 70 anos” continua até sexta-feira e conta com nomes de destaques, entre os quais três medalhistas Fields – maior honraria concedida na Matemática.

Leia também: IMPA reformula programa de mestrado