Navegar

30/01/2023

IMPA promove evento sobre álgebra comutativa e geometria

Um tradicional encontro das áreas de álgebra comutativa e geometria algébrica será realizado no IMPA na próxima semana, entre 6 e 10 de fevereiro. A 15ª ALGA (Commutative Algebra and Algebraic Geometry) reúne pesquisadores de diferentes países para um evento presencial, em que serão debatidos tópicos como a teoria dos números, dos códigos e folheações. O evento é pago, com inscrições pelo site do IMPA.

Esta edição conta com 20 conferencistas, incluindo nomes de destaque como Alicia Dickenstein, pesquisadora da Universidade de Buenos Aires (Argentina) e vice-presidente da União Matemática Internacional (IMU) de 2015 a 2018, que apresenta “Linear algebra, combinatorics and defectivity”.

Leia mais: Luiz Henrique de Figueiredo é homenageado no IMPA
Google anuncia doação de 150 mil dólares em visita ao IMPA
Na Folha: as contribuições de Silvestre 2º para a matemática

Outro destaque é Paolo Cascini, do Colégio Imperial de Londres (Reino Unido), agraciado com o Prêmio Moore – 2016, da Sociedade Americana de Matemática (AMS), ao lado de outros três pesquisadores, por um artigo considerado revolucionário para a área. O prêmio é uma distinção matemática concedida a cada três anos para um artigo de pesquisa notável publicado em uma das revistas da AMS.

No IMPA desde o início de janeiro, Renzo Cavalieri, da Universidade do Estado do Colorado (EUA), também é presença confirmada. O pesquisador está participando do pós-doutorado de Verão do instituto e apresenta a palestra Pseudo-Stable hodge integrals na conferência.

Jorge Vitório Pereira (IMPA) participa do encontro com a palestra “Closed meromorphic 1-forms”. “O evento vai contar com vários pesquisadores ilustres e é uma oportunidade de rever os colegas da área e se inteirar sobre o que estão pesquisando”, afirmou Pereira.

Nesta edição, o evento também abriu espaço para 18 jovens pesquisadores apresentarem seus trabalhos. Os participantes foram selecionados pelo comitê organizador e são da UFRJ, UERJ, UFMG, Unicamp, UFPB, Universidade da Borgonha (França), Universidade Rovira e Virgili (Espanha) e do IMPA. 

A participação tem custo de R$ 50 para estudantes e R$ 100 para pesquisadores (doutores e pós-doutores). Inscrições neste link.

Leia também: IMPA recebe inscrições para o Prolímpico até 7 de fevereiro
Calebe desbrava ‘caminhos’ da matemática com a OBMEP