Navegar

19/10/2020

IMPA participa da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Pesquisador do IMPA, André Nachbin fará palestra na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.

Quando o assunto é popularização da ciência, o IMPA não fica de fora. O instituto participa nesta terça-feira (20) da 17ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), evento promovido anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para aproximar jovens de atividades científico-tecnológicas. Às 9h, o pesquisador André Nachbin apresenta a palestra “Levitando uma gotícula usando física, matemática e computação”, que será transmitida no YouTube do MCTI e no Facebook do IMPA

“É muito importante e fundamental o público não especializado em ciência e tecnologia ser informado não só de como a ciência e tecnologia está de diversas formas em nosso dia a dia, como também da qualidade do Brasil nesta área, mesmo diante de todas as dificuldades do momento atual”, pontua Nachbin.

Leia mais: No MNCT, maratona de lives celebra a matemática e o IMPA
Na Folha, Viana fala das escritas da antiguidade europeia
Time do Brasil na IMO é recebido pelo Presidente da República

Em sua apresentação, o pesquisador vai abordar o problema da  gotícula saltitante,  apresentado pelo físico francês Yves Couder. “A matemática está em coisas que nem imaginamos e é útil em várias frentes de conhecimento. Através dela, passamos de um problema para outro, conectando diversos assuntos”, ressalta o pesquisador.

Com cerca de 3 mil atividades de instituições, escolas, centros, museus e parques de todo o Brasil, a 17ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia tem o tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. A programação vai até sexta-feira (23) e está disponível no site do evento.

Leia também: Cerimônia de aniversário do IMPA faz homenagem a emérito
Conheça a equipe que vai disputar a Ibero-americana