Navegar

16/10/2020

Time do Brasil na IMO é recebido pelo Presidente da República

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

A equipe brasileira que registrou o melhor resultado do Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês) segue colhendo frutos da conquista inédita. Nesta quarta-feira (14), o time que ficou em 10º lugar entre 105 países, foi recebido pelo presidente da República Jair Bolsonaro, na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão “Genoma Brasil”, no Palácio do Planalto, em Brasília.  

Os jovens também foram recepcionados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes; por Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações; pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, e por Gustavo Montezano, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Medalhistas da Olimpíada Internacional de Economia (IEO) participaram dos eventos. 

Leia mais: No MNCT, maratona de lives celebra a matemática e o IMPA
Na Folha, Viana fala das escritas da antiguidade europeia
Revista Piauí e Band destacam pesquisadoras do IMPA

“Temos tanto a fazer neste país e eu sempre falo da importância de ter jovens como vocês, com visão, que se apliquem em estudar e resolver os problemas do futuro”, disse o ministro Marcos Pontes, ao encontrar os estudantes. 

Foto: ASCOM/MCTI

Durante o encontro, Guilherme Zeus Dantas e Moura, medalhista de prata na IMO, comentou a importância do incentivo de professores na sua decisão de competir. “No meu colégio em Maricá (RJ), um professor reuniu três alunos que queriam estudar mais e, em um turno extra, nos ensinava algumas coisas. Essa dedicação adicional do professor fazia com que nos esforçássemos mais e aquela foi a semente que me levou para a capital, onde vim a conhecer outros professores. Não parei mais”, destacou. 

O estudante pontuou também a importância de ter na bagagem experiências anteriores em competições, como na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). “Representar o Brasil é incrível”, disse sobre a IMO. O jovem planeja voltar à olimpíada internacional como professor-líder, no futuro. 

O professor Luciano Monteiro de Castro acompanhou a visita à Brasília. E ressaltou a importância de se ensinar a matemática em que se acredita. Como exemplo, citou o projeto educacional que atua, onde as paredes são pintadas de modo que alunos escrevam e façam rascunhos de forma mais interativa. 

Foto: ASCOM/MCTI

Na IMO, o ouro brasileiro ficou com Pedro Gomes Cabral, de Fortaleza (CE). Já as medalhas de prata foram garantidas por Bernardo Peruzzo Trevizan, de São Paulo (SP); Guilherme Zeus Dantas e Moura, de Maricá (RJ); Francisco Moreira Machado Neto, de Fortaleza (CE); Gabriel Ribeiro Paiva, de Fortaleza (CE); e Pablo Andrade Carvalho Barros, de Teresina (PI).

Em sua 61ª edição, a olimpíada aconteceria na Rússia, em São Petersburgo, mas foi adaptada por conta da pandemia. As provas aconteceram em 21 e 22 de setembro, em centros de aplicação selecionados pelo conselho consultivo da IMO. No Brasil, os exames foram aplicados na Universidade Federal do Ceará (UFC) e no IMPA.

*Com informações do site do MCTI 

Leia também: Cerimônia de aniversário do IMPA faz homenagem a emérito
Conheça a equipe que vai disputar a Ibero-americana