Navegar

15/10/2020

Cerimônia de aniversário do IMPA faz homenagem a emérito

Mesmo em meio às circunstâncias peculiares causadas pela pandemia do coronavírus, o IMPA completa, nesta quinta-feira (15), 68 anos de existência em um ano muito produtivo, conforme observou o diretor-geral do instituto, Marcelo Viana. “As atividades ficaram mais ‘invisíveis’ à distância, mas nem por isso deixaram de existir no plano acadêmico”, destacou na cerimônia virtual que reuniu acadêmicos e alunos. O evento celebrou Aloisio Araujo como pesquisador emérito. “Aloisio conduziu nosso programa de doutorado em economia matemática e eu poderia ir mais longe, dizendo que essencialmente ele foi o próprio programa. E o fez com brilhantismo”, homenageou Viana. 

A cerimônia marcou também a apresentação dos três novos pesquisadores que passaram a integrar o IMPA em 2020, Luna Lomonaco, Lucas Ambrozio e Paulo Orenstein. “Espero que vocês desfrutem do IMPA, como tenho feito nos últimos 30 anos. É também um privilégio conviver este tempo todo com Aloisio”, afirmou Claudio Landim, diretor-adjunto do instituto, fazendo a ponte entre o passado e futuro da instituição. Em quase sete décadas, o IMPA é uma das principais referências no campo científico brasileiro e tem projeção mundial na área matemática. 

Leia mais: Na Folha, Viana fala das escritas da antiguidade europeia
Revista Piauí e Band destacam pesquisadoras do IMPA
IMPA abre duas vagas de pós-doutorado de excelência

O cargo de pesquisador emérito reconhece matemáticos que dão uma contribuição extraordinária ao IMPA e à matemática, como um todo. Aloisio Araujo destacou a importância da distinção pela possibilidade de continuar orientando e contribuindo com o instituto. “Fiz duas graduações junto ao mestrado, e foi nessa época que peguei paixão pela matemática. Tive a sorte ou o azar, não sei, de ler vários matemáticos russos que tratavam da matemática aplicada.” 

O especialista em economia matemática apresentou também sua trajetória acadêmica com passagem por Berkeley, Califórnia, onde se aproximou da matemática em níveis mais abstratos. “Mas queria fazer ciência nos trópicos, nunca pensei em deixar definitivamente o Brasil. E o IMPA me deu essa possibilidade.” 

Sérgio Werlang, presidente do Conselho de Administração do IMPA e ex-aluno de mestrado de Aloisio, lembrou da importância do trabalho heterogêneo realizado pelo pesquisador. “Não há nenhuma incompatibilidade em fazer pesquisa pura de qualidade e pesquisa aplicada de qualidade. O que Aloisio faz é um exemplo a ser seguido.” Werlang pontuou ainda que um dos principais diferenciais do emérito é estar constantemente preocupado em aplicar seus conhecimentos em prol de melhorias à população. “Com certeza, Aloisio merece!”

Leia também: Conheça a equipe que vai disputar a Ibero-americana
Através da matemática, Roger Penrose leva Nobel de Física