Navegar

13/10/2020

Conheça a equipe que vai disputar a Ibero-americana

Depois de conquistar um resultado inédito na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla inglês), o Brasil se prepara para se lançar em um novo desafio internacional. A equipe que vai representar o país na 12ª Competição Ibero-americana Interuniversitária de Matemática (CIIM) já está definida. Organizada pela Colômbia, a disputa este ano será on-line, entre 20 e 28 de outubro.

O time nacional é composto por Andrey Jhen Shan Chen, de Campinas (SP); George Lucas Diniz Alencar, do Rio de Janeiro (RJ); André Yuji Hisatsuga e Eduardo Ventilari Sodré, ambos de São Paulo (SP). O professor Davi Lopes, de Fortaleza (CE), é o líder do grupo. As provas serão aplicadas em 22 e 23 de outubro.

Leia mais: Revista Piauí e Band destacam pesquisadoras do IMPA
No mês de Ciência e Tecnologia, IMPA tem programação especial
IMPA celebra 68 anos em cerimônia virtual

Novato nas competições universitárias, Eduardo Sodré está animado para participar da olimpíada. “Ainda estou me acostumando com as possíveis mudanças que as olimpíadas universitárias trazem. Mas acredito que minha participação na Ibero será uma ótima oportunidade de retomar este caminho, conhecer e me engajar com mais colegas do ambiente olímpico”, comenta.

Criada em 2009, a CIIM tem como objetivo incentivar o estudo da matemática e a excelência acadêmica na comunidade universitária ibero-americana. O evento também busca contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico dos países participantes. 

Para ser selecionado para integrar o time da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) na CIIM, o estudante deve ter sido premiado na OBM do ano imediatamente anterior. Cada país ou universidade também pode inscrever uma equipe de até quatro estudantes de graduação e um líder. 

Em 2019, a equipe brasileira selecionada pela OBM conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata, ficando em primeiro lugar na competição pelo segundo ano consecutivo. O país participa do evento desde a primeira edição e soma até o momento 30 medalhas de ouro, 11 de prata e 3 de bronze.

Acesse o site oficial da 12ª CIIM para mais informações.

Leia também: Através da matemática, Roger Penrose leva Nobel de Física
Como foram as descobertas das línguas da antiguidade