Navegar

05/05/2020

IMPA abre chamada pública para selecionar bolsista PCI

O IMPA abriu chamada pública para selecionar um bolsista que vai atuar pelo Programa de Capacitação Institucional (PCI), na modalidade D, nível B. O contemplado deve participar da pesquisa que será desenvolvida na área de dinâmica dos fluidos, com foco em algoritmos de recuperação de petróleo com aplicações em escoamento trifásico, injeção de vapor, pré-sal e turbulência. As inscrições devem ser através do preenchimento e envio de formulário para o e-mail pci@impa.br até 23h59 do dia 10 de maio. 

O bolsista deve ter doutorado em matemática ou física, com experiência na área de turbulência hidrodinâmica e métodos avançados de mecânica estatística. Já ter atuado em simulação numérica de fluxos turbulentos e conhecimentos básicos na área de aprendizado de máquina também são requeridos. 

Leia também: 10 filmes e séries sobre números que você precisa assistir
IMPA terá lives e webinar na Semana Nacional da Matemática
IMPA desenvolve tecnologia para drones da Defesa

A bolsa no valor de R$ 4.160,00 será operacionalizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e financiada com recursos oriundos do orçamento do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Brasileiros, estrangeiros em situação migratória regular no país ou estrangeiros não residentes com respectivo visto de migração temporário podem fazer a inscrição. É necessário ter o currículo cadastrado na Plataforma Lattes, até a data limite para submissão da candidatura. O candidato não pode ter usufruído de Bolsa PCI, em qualquer categoria ou nível, por prazo igual ou superior a 60 meses. 

Como critérios de seleção, serão avaliados experiência prévia do candidato em projetos científicos, tecnológicos ou de inovação na área do projeto de pesquisa selecionado; adequação do perfil do candidato ao projeto a ser apoiado e alinhamento do histórico acadêmico e profissional do candidato às competências e atividades exigidas à execução do projeto.

Caso aprovado, durante a vigência da bolsa, o selecionado não poderá manter vínculo empregatício, celetista ou estatutário com qualquer instituição ou empresa no Brasil. Nem mesmo ser sócio/ administrador da empresa. Também não poderá acumular qualquer outro tipo de bolsa de longa duração ou de estágio/ treinamento no país ou exterior. 

Outras informações do edital podem ser encontradas na página do IMPA. Quaisquer esclarecimentos podem ser obtidos pelo endereço eletrônico pci@impa.br. O atendimento é feito em dias úteis até às 17h. 

Leia também: Equações dispersivas aproximam matemático colombiano do mar
Na Folha, Viana conta três histórias sobre sombras