Navegar

05/05/2020

10 filmes e séries sobre números que você precisa assistir

Que tal aproveitar a #SemanaNacionaldaMatemática para colocar em dia sua lista de séries e filmes que exploram a ciência? Aproveite os intervalos entre as lives e o webinar do IMPA para assistir a documentários, filmes de ação, drama e investigação que entrelaçam histórias de personagens à peculiaridade dos números. Não precisa perder tempo revisando o catálogo das plataformas: separamos dez dicas para você assistir online durante a quarentena, sem sair de casa. 

1- The Code (2011)

A série é apresentada pelo renomado professor de matemática, Marcus du Sautoy, conhecido por estudos sobre teoria dos números. Os três episódios estão disponíveis na Netflix e exploram o código matemático por trás da vida e do universo. Neles, Marcus explora padrões presentes na natureza, que vão desde formações de rochas até o ciclo reprodutivo das cigarras. 

 

2- O Homem que Viu o Infinito (2015)

Baseado na história do livro “The Man Who Knew Infinity”, o filme se passa antes da Primeira Guerra Mundial. O grande desafio enfrentado por G.H. Hardy é ajudar um aluno prodígio da matemática indiana, Srinivasa Ramanujan, a enfrentar o mundo acadêmico e a lidar com o preconceito. 

 

3 – O Contador (2016)

Estrelado por Ben Affleck, o filme conta a história de Christian Wolff, um contador extremamente dedicado, mas sem habilidades sociais. Depois de atravessar uma infância conturbada, Christian consegue um bom emprego em um escritório, só que passa a trabalhar para algumas das mais perigosas organizações criminosas do mundo. Seu talento o leva a descoberta de uma fraude de dezenas de milhões de dólares, o que coloca sua vida em risco.

 

4- Está Tudo nos Números (2018)

Qual é a probabilidade de determinado fenômeno acontecer – seja ele qual for? Será que tudo ao nosso redor pode ser, realmente, previsto? O documentário de 56 minutos explora a confiabilidade de estatísticas e algoritmos, e como eles impactam nossas vidas. 

 

5- Numb3rs (2005)

Dezesseis capítulos mostram como agentes do FBI instalados no escritório de Los Angeles tiveram um poder extra para investigar os crimes mais aterrorizantes. A vantagem é o auxílio de Charles, um brilhante matemático que usa os números e suas complexas equações para intrigar os mais espertos criminosos e desvendar mistérios. 

 

6- Gênio Indomável (1997)

Para os amantes dos filmes clássicos, que tal rever o sucesso que rendeu a Matt Damon, Ben Affleck e Robin Williams estatuetas do Oscar? A obra narra a história de um servente, que descobre com a ajuda de professores que é um gênio da matemática. Para ajudá-lo, um terapeuta para a orientá-lo nos desafios da nova etapa da vida. 

 

7- Salvation (2017)

As duas temporadas da série de televisão americana estão disponíveis na Netflix. A corrida contra o tempo faz com que um universitário recém-formado e um bilionário da área de tecnologia se unam para impedir que um asteroide colida com a Terra, a partir de conceitos da astrofísica. 

 

8- Gravidade (2014)

O filme vencedor de sete estatuetas do Oscar de 2017 chegou à Netflix no final do ano passado. Depois de terem a nave espacial atingida por escombros, uma engenheira biomédica, interpretada por Sandra Bullock, e o experiente astronauta Tenente Matt (George Clooney) se veem flutuando no espaço, sem conexão com a Terra. 

 

9- A Teoria de Tudo (2014) 

O drama baseado na história de Stephen Hawking mostra como o jovem astrofísico fez descobertas científicas relevantes sobre o tempo. A interpretação do papel principal garantiu ao ator Eddie Redmayne o Oscar de melhor ator em 2015. A obra também retrata o romance com a aluna de Cambridge Jane Wide, a descoberta e o avanço de uma doença motora degenerativa que desafiou a ciência. 

 

10- Piratas do Vale do Silício  (2001)

O filme narra do início da década de 1970 a 1997, as aflições e inovações de amigos de Steve Jobs que formaram a Apple Computer. Além disso, é possível descobrir mais sobre a trajetória de estudantes de Harvard, Bill Gates, Steve Ballmer e Paul Allen, que criariam a Microsoft. 

Leia também: Dez fascinantes livros sobre matemática para a quarentena
IMPA terá lives e webinar na Semana Nacional da Matemática
IMPA desenvolve tecnologia para drones da Defesa