Navegar

29 de abril de 2020, 17:33h

IMPA terá lives e webinar na Semana Nacional da Matemática


Celebre a Matemática sem sair de casa! É com este espírito que o IMPA promove de 4 a 8 de maio uma série de atividades on-line para comemorar o Dia Nacional da Matemática (6 de maio).  Com as medidas de isolamento social por causa do novo coronavírus, o instituto usará suas redes sociais para marcar a data e divulgar temas ligados a matemática e a ciência. A #SemanaNacionaldaMatemática terá lives com pesquisadores de diferentes áreas e o webinar “Matemática em Tempos de Crise”.

De segunda (4) a quinta-feira (7), você poderá acompanhar as lives no perfil de instagram do IMPA, que acontecerão sempre às 15h. Abrindo as atividades, Carolina Araujo, pesquisadora do IMPA, conversa com o geneticista Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Instituto Serrapilheira, sobre o papel da ciência básica. 

Leia também: Equipe brasileira conquista quatro medalhas na EGMO 2020
Equações dispersivas aproximam matemático colombiano do mar
IMPA desenvolve tecnologia para drones da Defesa

A pandemia do novo coronavírus será tema da conversa entre o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, e o biólogo e divulgador científico Atila Iamarino. Eles vão falar da importância da ciência e da matemática no combate à Covid-19.

O projeto “Livro Aberto de Matemática”, que cria coleções de livros didáticos da área para a Educação Básica de forma colaborativa e com licença aberta (Creative Commons), é o assunto do bate-papo entre o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Humberto Bortolossi com um dos criadores do “Livro Aberto” Fabio Simas, diretor da Escola de Matemática da UNIRIO.

Para os entusiastas das competições científicas, vale acompanhar a live do coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) Carlos Gustavo Tamm, mais conhecido como “Gugu”; com Samuel Barbosa, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que lidera equipes em torneios internacionais como a Romanian Master of Mathematics (RMM). Eles vão contar histórias da OBM e falar da Matemática das olímpiadas.

Mediado pela jornalista de ciência Sabine Righetti, coordenadora da Agência Bori, o webinar “Matemática em Tempos de Crise” vai abordar as aplicações da ciência em momentos complicados da história. O matemático Tiago Pereira, do ICMC-USP, fala sobre as modelagens desenvolvidas por pesquisadores da área para a Covid-19; o pesquisador do IMPA, Luciano Irineu comenta o uso de ferramentas matemáticas nas maiores crises econômicas da história e Marcelo Viana dará um panorama dos avanços da computação durante a 2ª Guerra Mundial. O webinar fecha a programação da #SemanaNacionaldaMatemática em 8 de maio, às 11h.

Confira a programação:

Lives (Instagram):

  • O papel da ciência básica 

Participantes: Carolina Araujo (pesquisadora do IMPA) e Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Instituto Serrapilheira

Horário: segunda-feira (4), às 15h, no instagram do IMPA

  • Ciência em tempos de coronavírus

Participantes: Marcelo Viana (diretor-geral do IMPA) e Átila Iamarino (biólogo e divulgador científico)

Horário: terça-feira (5), às 15h, no instagram do IMPA

  • Livro Aberto de Matemática

Participantes: Fabio Simas (diretor da Escola de Matemática da Unirio) e Humberto Bortolossi (professor da Universidade Federal Fluminense)

Horário: quarta-feira (6), às 15h, no instagram do IMPA

  • A matemática olímpica

Participantes:  Carlos Gustavo Tamm (coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática e pesquisador do IMPA) e Samuel Barbosa (professor da Universidade Federal da Bahia)

Horário: quinta-feira (7), às 15h, no instagram do IMPA

Webinar (YouTube):

  • A Matemática em tempos de crise

Participantes: Marcelo Viana (diretor-geral do IMPA), Luciano Irineu (pesquisador do IMPA), Tiago Pereira (pesquisador ICM-USP) e Sabine Righetti (jornalista de ciência)

Horário: sexta-feira (8), às 11h, no canal de YouTube do IMPA

Leia também: ‘Matemática orienta decisões na epidemia, diz Viana
Na Folha, Viana conta três histórias sobre sombras