Navegar

27/04/2020

IMPA desenvolve tecnologia para drones da Defesa

Em plena quarentena, pesquisadores do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), do IME (Instituto Militar de Engenharia) e do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica) trabalham para refinar a tecnologia de drones brasileiros do Ministério da Defesa. O grupo de 25 pessoas desenvolve um sistema de software e hardware para controlar aeronaves de pequeno porte remotamente pilotadas. 

Os drones poderão ser usados para Defesa, segurança pública e infraestrutura. Entre outras coisas, vão fazer reconhecimento e vigilância de ambientes hostis; microvigilância na Amazônia e de plataformas de defesa nuclear e biológica ou química; vão identificar alvos aéreos; mapear redes de transporte e monitorar linhas de transmissão.

Leia também: Equipe brasileira conquista quatro medalhas na EGMO 2020
Matemática orienta decisões na epidemia, diz Viana
‘O que fazer com a hidroxicloroquina?’, pergunta Roberto Imbuzeiro

“Trabalhamos na execução da plataforma completa de hardware e software. A parceria consolida a relação do IMPA com o IME, que já acontecia com o projeto dos BRICS. Então, esse intercâmbio de conhecimentos que fazemos é uma aproximação natural na pesquisa”, pondera Luiz Velho, um dos coordenadores do programa e do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA). 

Além dele, o projeto tem a condução de Paulo Fernando Rosa, do IME, e Jauvane Cavalcante, do LNCC. “É um projeto especialmente ligado a novas tecnologias e é estratégico para o governo porque pela importância do setor, em si. Países como Israel, Estados Unidos e Brasil têm tradição de excelência na Defesa, então é importante, enquanto instituto, sermos parte disso”, avalia o Luiz Velho. 

As máquinas também poderão ser úteis para observação de tiro e controle de danos por artilharia; em plataformas de defesa nuclear e biológica ou química e em operações de busca e salvamento da Defesa Civil. 

Durante o período da pandemia, as reuniões com doutorandos, mestrandos, alunos de graduação e colaboradores, que vêm se especializando no assunto, continuam acontecendo e passaram a ser on-line. Nos dias 14 e 15 de abril, o grupo participou do Seminário de Apresentação dos Projetos do PROCAD-DEFESA, com representante do Ministério, da Capes e de outros centros tecnológicos do país que também trabalham no desenvolvimento de outras ferramentas tecnológicas.

Leia também: ‘Da pandemia ao pandemônio’: desafios por mães na ciência
‘Isolar assintomáticos teria efeito de imunidade de rebanho’